Corinthians é o time que mais venceu em 2008

Campeão antecipado da segunda divisão do Campeonato Brasileiro, o Corinthians tem outro motivo para comemorar. Isso porque, entre os 40 times das Séries A e B, ninguém venceu mais jogos do que o time do Parque São Jorge.


De 17 de janeiro, quando estreou vencendo o Guarani por 3 a 0, no Morumbi, até hoje, são 41 vitórias, sendo nove pelo Campeonato Paulista, oito pela Copa do Brasil e 24 pela Série B do Brasileiro - não inclui os dois amistosos disputados.

O segundo do ranking é o Flamengo, com 38. E como o time rubro-negro tem mais três jogos a disputar até o fim deste ano, ao Corinthians basta mais uma vitória, contra Avaí ou América-RN, para se consolidar como o maior vencedor de 2008.

Entre os rivais paulistas, o Palmeiras acumula 37 vitórias; o São Paulo, 36; e o Santos, apenas 26. Para o técnico Mano Menezes, o torcedor deve comemorar sim. Principalmente pela forma como o Corinthians trabalhou para dar a volta por cima depois da queda.

"É importante comemorar o objetivo alcançado. Estamos vivendo um momento especial e o torcedor tem todo o direito, juntamente com os atletas e com a direção, de festejar porque trabalharam para tirar o clube da situação em que se encontrava. E fizemos de forma brilhante essa mudança. Porque teria de ser assim mesmo. Teria de ser algo diferente, algo bem construído", disse.

O número de vitórias do Corinthians aumentou também porque a equipe não relaxou depois de garantir o acesso à elite, em 25 de outubro. Ganhou do Paraná, do Criciúma, do Juventude e do Vila Nova.

"É o que sempre falo para os atletas. Temos de continuar fazendo tudo aquilo que fizemos até agora. Porque foi esta seriedade que nos trouxe até aqui", diz Mano.

Quem menos perdeu


O Corinthians também é o que menos perdeu na temporada. Os comandados de Mano Menezes sofreram apenas nove derrotas em 66 jogos oficiais. De todos os clubes da Série A e B, apenas o Grêmio possui com tal marca.

Foram quatro derrotas no Paulista (São Caetano, Santos, Palmeiras e Noroeste), três na Copa do Brasil (Goiás, Botafogo e Sport) e duas na segunda divisão do Brasileiro (Bahia e Vila Nova).

Uma marca que torna-se ainda mais expressiva se comparada a clubes tradicionais do País, como Atlético-PR (21 derrotas), Fluminense (21), Atlético-MG (22), Botafogo (23) e Vasco da Gama (23).

Com um detalhe importante: neste momento, o Corinthians detém a maior série de invencibilidade do País, com 19 jogos sem derrota. O último adversário que triunfou foi o Vila Nova, no dia 10 de agosto.

"Nossa equipe jamais se entregou em campo. Eu sempre digo que, se igualarmos na vontade, é difícil bater a gente", costuma dizer Mano Menezes, que tornou-se o treinador com maior número número de jogos no século 21 e tem um aproveitamento de 71,07%.

Comentários