Cielo conquista ouro e vai ao Mundial

O campeão olímpico nos 50 metros livre, César Cielo, se despediu do Torneio Open de natação, realizado em Palhoça (SC), neste sábado, com a medalha de ouro nos 50 m borboleta, conquistada graças ao tempo de 23s87.

De quebra, Cielo, 21 anos, obteve o índice na modalidade - fixado em 23s99 -, para disputar o Mundial de Roma, que acontece em julho de 2009.

Na prova deste sábado, o medalhista de Pequim superou Nicholas dos Santos por apenas um centésimo - o adversário cravou a marca de 23s88.

Assim que deixou a piscina da Unisul, Cielo embarcou para Fortaleza, onde disputa, neste domingo, o Desafio Internacional de Natação, uma prova curta, com uma bateria de 100 m livre e duas de 50 m livre, ambas eliminatórias.

Os dois nadadores que sobrarem das eliminatórias decidem o título, em 50 metros. Cielo vai enfrentar o norte-americano Jason Lezak, com quem dividiu a medalha de bronze na Olimpíada de Pequim, em Agosto, nos 100 m livre.

Lezak ajudou Micheal Phelps a bater o recorde de oito medalhas de ouro olímpicas ao dar a vitória aos Estados Unidos no revezamento 4 x 100 m livre.

Cielo e Lezak não são os destaques do Desafio Internacional de Natação, que ainda terá o também norte-americano Davis Townsend, o sul-africano Darian Townsend, mais os brasileiros Nicholas dos Santos, Rodrigo Castro, Fernando Silva e Flávio Delamonica.

Lezak disse que veio ao Brasil para se divertir, que "Cielo é realmente muito rápido e está nadando muito bem" e a competição tem um formato interessante para os velocistas, mas algo que nunca fez antes. Também César Cielo disputa um desafio como este pela primeira vez.

"São muitas baterias, uma atrás da outra, vai ser pauleira, tem de ter fôlego", afirmou Cielo.

O velocista deixou Santa Catarina com duas medalhas de ouro no Torneio Open - Cielo venceu os 50 m livre, com 21s84, e os 100 m livre, com 48s30.

No Brasileiro Sênior, realizado ao mesmo tempo, venceu os 50 m livre (22s41), os 100 m livre (48s98), o revezamento 4 x 100 m livre, com a equipe do Pinheiros (Luca Salatta, Fernando da Silva, Nicholas dos Santos e Cesar Cielo), em 3min18s79, e o 50 m borboleta (23s87), com índice para o Mundial de Roma.

Comentários