"Gigante russo" vence Holyfield e mantém cinturão

Aos 46 anos, o lutador norte-americano Evander Holyfield falhou mais uma vez em sua tentativa de retomar o cinturão dos pesos pesados da Associação Mundial de Boxe (AMB). Em decisão polêmica dos árbitros, o atual campeão, o russo Nikolai Valuev, venceu nos pontos o duelo realizado na noite deste sábado, em Zurique, na Suíça.

Com a derrota, além de ficar sem o cinturão que perdeu em 2001, Holyfield também perde a oportunidade de superar o lendário boxeador George Foreman, que sustenta a marca de ser o homem mais velho do mundo a conquistar um cinturão entre os pesados ao bater Michael Moorer aos 45 anos, em 1994. Na ocasião, o lutador reuniu os títulos da AMB e da Federação Internacional de Boxe.

Em seu retorno aos ringues, o veterano mostrou boa forma física e contou com a simpatia do público, não demorando para ganhar a torcida. No entanto, os jurados entenderam que o russo foi superior. O primeiro indicou um empate por 114 pontos, enquanto os outros dois sinalizaram para a vitória de Holyfield, por 116 a 112 e 115 a 113. Insatisfeitos, os espectadores vaiaram a decisão e protestaram até a saída dos competidores.

Com 2,13m, 141kg e 35 anos, Valuev é 25cm mais alto, 44kg mais pesado e 11 anos mais novo que o rival dos Estados Unidos, que procurou se movimentar bastante durante os primeiros rounds e foi superior. Com apoio do público, o lutador norte-americano teve seu nome gritado e conseguiu aplicar alguns bons golpes no gigante, permanecia praticamente imóvel no centro do ringue.

Depois de encaixar uma boa seqüência no quarto assalto do combate, Holyfield manteve o bom jogo de pernas e viu o adversário mais ativo a partir do sexto round. No oitavo assalto, o lutador dos Estados Unidos demonstrou os primeiros sinais de cansaço e diminuiu a movimentação em cima do ringue.

Já no nono round, após uma boa troca de golpes, o público voltou a se manifestar e gritar o nome de Holyfield. No último assalto, Nikolai Valuev tentou tomar a iniciativa, mas levou uma boa combinação do adversário. Cansado, o lutador norte-americano apenas esperou o final do combate e a decisão dos jurados.

A vitória sobre Evander Holyfield foi a 50ª da carreira do russo. Ele chegou a conseguir 45 triunfos seguidos e se aproximou do recorde de 49 estabelecido por Rocky Marciano, mas foi superado por Ruslan Chagaev, do Uzbequistão. Após superar o norte-americano, Valuev deve reencontrar o algoz, que está recuperado de seguidas lesões.

Comentários