F-1 muda radicalmente e campeão será definido por vitórias

A Fórmula 1 passará a definir como campeão o piloto com maior número de vitórias a partir da temporada 2009. A decisão foi tomada durante reunião do Conselho Mundial de Automobilismo, entidade da Federação Internacional de Automobilismo (FIA), nesta terça-feira.

Em 59 anos de disputa, o título de melhor piloto da Fórmula 1 sempre foi decidido nos pontos. Durante a história, competidores como o brasileiro Nelson Piquet e Alain Prost foram campeões sem a necessidade de vencer mais corridas que seus principais adversários.

Dono dos direitos da Fórmula 1, Bernie Ecclestone defendeu um sistema de medalhas na F-1 (ouro, prata e bronze para os pilotos que fossem ao pódio), mas a sugestão foi recusada pelo Conselho. Mesmo assim, o britânico saiu como o grande "vencedor" da reunião, já que conseguiu valorizar a luta pelo lugar mais alto do pódio na categoria.

O Conselho ainda definiu que, caso dois pilotos colecionem o mesmo número de vitórias durante o campeonato, o título será dado àquele que somou mais pontos, que seguem distribuídos como no ano passado - são 10, 8, 6, 5, 4, 3, 2, 1 para os oito mais bem colocados de cada corrida.

As equipes defendiam a alteração na pontuação para 12, 9, 7, 5, 4, 3, 2 a 1, mas a proposta foi recusada. O sistema atual de pontos também apontará as colocações dos demais pilotos do Mundial, do segundo ao último lugar.

Para a disputa do Mundial de Construtores, o Conselho da FIA definiu que o regulamento continuará o mesmo, sendo que a melhor equipe de 2009 será a líder da tabela de pontuação ao fim do Grande Prêmio de Abu Dhabi.

Comentários