Ronaldo usa Michael Jordan como exemplo no Corinthians

O atacante Ronaldo, grande nome do elenco do Corinthians para a temporada, se mostra ciente de sua importância na equipe do Parque São Jorge e já fala em repetir os passos de Michael Jordan, principal jogador de basquete de todos os tempos e que se destacou na NBA com a camisa do Chicago Bulls.

O técnico do Corinthians, Mano Menezes, adquiriu boa parte do conhecimento para treinar um grande ídolo do esporte ao ler em dezembro o livro Cestas Sagradas, em que o treinador Phil Jackson detalha o trabalho que teve com Jordan nos Bulls - hexacampeão da NBA. Agora, o gaúcho tem nas mãos um craque de calibre comparável ao ídolo do basquete.

Em dezembro, o treinador corintiano afirmou ter lido o livro escrito por Jackson e usou passagens da obra para assimilar a tarefa que teria com Ronaldo. De tanto conversar com o atacante, ele parece ter entendido a intenção de seu comandante: não quer ser o único atleta que faz o Corinthians jogar, mas sim o que tem a maior parcela de pressão.

"O conceito de um time jogar em função de um ou outro cara é meio errado, o importante é o Corinthians vencer independente de quem marca os gols", disse Ronaldo. "Todos que estamos no elenco fazemos parte de um grupo para o Corinthians sair vencedor. Não existe essa história de atuar em função de fulano ou cicrano", acrescentou o atacante.

"Na NBA, quando o Jordan jogava, a maioria das bolas no último segundo ia para ele e quem ganhava era o Chicago", disse Ronaldo, citando a época áurea da franquia de Illinois, campeã da NBA em 1991, 92, 93, 96, 97 e 98, com Michael Jordan na quadra e Phil Jackson no comando. "Se eu for decisivo no Corinthians, assumo essa responsabilidade. E quem ganha é o clube", comparou.

O camisa 23 dos Bulls, porém, não atuava sozinho: contava com habilidosos jogadores, dentre eles o ala Scottie Pippen. No Parque São Jorge, espera-se que Douglas repita as exibições de 2008 e seja o principal 'garçom' de Ronaldo.

"A questão é que as pessoas esperam muito do Douglas e ele tem muito para dar, pois é muito habilidoso. É normal que seja cobrado e ele mesmo reconhece que não está atravessando um bom momento. Todos estamos sujeitos a fases mais difíceis", disse Ronaldo, que marcou seu primeiro gol pelo Corinthians com uma assistência do camisa 10, no empate por 1 a 1 no clássico com o Palmeiras, em 8 de março.

Kaká quer levar Ronaldo a cultos

Kaká sonha coroar a volta por cima de Ronaldo com uma bênção. Ontem, em conversa informal, o jogador admitiu que chamou Ronaldo para assistir a cultos evangélicos.

O atleta do Milan ainda aguarda uma visita do atacante à Igreja Renascer em Cristo, em São Paulo, templo muito freqüentado pelo craque do Milan quando está no Brasil.

"Já chamei o Ronaldo para alguns cultos, é sempre bom. Acredito que um dia ele ainda irá conhecer", afirmou Kaká.

A igreja, fundada por Estevam Hernandes e por sua mulher, Sônia, ficou mais conhecida com a prisão de seus dois líderes, em Miami, por tentarem entrar nos Estados Unidos com uma quantia em dinheiro maior do que a permitida, em dezembro de 2006.

Comentários