Blake perde para 112º do ranking em Roma

Poucas horas de disputa no Foro Italico bastaram para que a primeira grande zebra do Masters Series de Roma acontecesse. Longe de seu piso preferido, James Blake ampliou seu mau momento ao ser eliminado logo na estreia no saibro italiano, caindo diante do 112º colocado do ranking de entradas, o romeno Victor Crivoi, por 7/5 e 6/3.

Vindo de apenas nove vitórias nos 16 jogos que disputara em 2009, Blake deu novos indícios de que não deve conseguir a recuperação no saibro. Depois de ter se aventurado nessa superfície no Torneio de Houston, quando saiu sem vitórias, o norte-americano repetiu o desempenho em Roma.

Com inúmeros erros não-forçados (foram 24 apenas no primeiro set), o favorito logo permitiu que Crivoi abrisse 5/0 na partida. Mais acostumado a atuar em nível challenger, o romeno se mostrou nervoso e perdeu toda a vantagem, só conseguindo fechar em 7/5. O antigo top 10 ainda esboçou uma reação na parcial seguinte, quebrando o saque do rival para fazer 2/0, porém voltou a se complicar até cair em uma hora 12 minutos.

Atualmente o número 16 do mundo, Blake ainda está prestes a aumentar sua queda livre na lista de entradas, visto que defendia 250 pontos no torneio italiano. Sem ter nada a ver com os problemas do oponente, o qualifier europeu comemorou a maior vitória de sua carreira e tentará surpreender o sueco Robin Soderling ou o espanhol Marcel Granollers, que se enfrentam ainda nesta segunda-feira.

Outros favoritos avançam: Enquanto o 14º pré-classificado se despediu do Masters de Roma, os cabeças-de-chave dez, Stanislas Wawrinka, e 15, Marin Cilic, confirmaram os prognósticos rumo à segunda rodada.

Por ser o atual vice-campeão da competição, Wawrinka chegou pressionado à Itália e controlou sem problemas seu primeiro desafiante. Tranqüilo, o suíço aplicou 6/3 e 6/4 sobre o russo Igor Kunitsyn e agora aguarda pela definição do próximo adversário, que sai do confronto entre Mikhail Youzhny e Daniel Gimeno-Traver.

Cilic, por sua vez, garantiu nova vitória sobre o italiano Flavio Cipolla. Assim como acontecera em Montecarlo há duas semanas, o croata não cedeu sets ao convidado local, superado por duplo 6/2. Ainda que não seja especializado em saibro, o número 15 do mundo tem boas chances de chegar às oitavas, já que encara agora o belga Christophe Rochus, algoz do argentino Juan Ignácio Chela por 6/1 e 6/2.

O confronto até aqui entre Cilic e Rochus se limita ao nível challenger, sendo que o 55º colocado da ATP foi derrotado com 6/4 e 6/4 na edição 2007 do evento de Rijeka, disputado justamente sobre a terra batida.

Comentários