Brasileiros dão título ao Shakthar na Copa da Uefa

Dos cinco brasileiros presentes no Shahthar Donetsk, dois foram os principais responsáveis pelo título da Copa da Uefa, nesta quarta-feira, no Estádio Sukru Saraçoglu, em Istambul. Luiz Adriano e Jadson marcaram os gols do time ucraniano na vitória sobre o Werder Bremen por 2 a 1. Depois do tempo normal terminar empatado por 1 a 1, a equipe ucraniana conseguiu marcar na prorrogação e conquistar o título continental.

Além de Jadson e Luiz Adriano, Ilsinho, William e Fernandinho também ajudaram o Shakhtar a faturar o título. Pelo lado do Werder, o gol de honra também foi de um jogador do Brasil. O zagueiro Naldo balançou as redes para os alemães.

A decisão da Copa da Uefa contou com dois espectadores ilustres nas arquibancadas do estádio. Além do brasileiro Diego, que fez questão de viajar com a delegação alemã para a Turquia e não entrou em campo por estar suspenso, a partida foi assistida por ninguém menos que o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.

Lula, que está em meio a uma visita oficial à Turquia, teve a companhia do presidente da Ucrânia, Viktor Yushchenko, e o primeiro-ministro turco, Recep Tayyip Erdogan. A Turquia é a última parada da viagem do presidente, que passou por Arábia Saudita e China nos últimos dias.

Foi a última vez que ocorreu uma final da Copa da Uefa. A partir da próxima temporada, a segunda maior competição da Europa será chamada de Liga Europa e deve mudar seu formato.

Com a bola rolando, quem saiu na frente foi o time ucraniano. Aos 25min do primeiro tempo, Luiz Adriano invadiu a área e tocou com categoria por cima do goleiro Wlese. Dez minutos mais tarde, foi a vez do compatriota Naldo balançar as redes. O zagueiro cobrou falta com força, o goleiro Pyatov tentou segurar, mas falhou e o brasileiro deixou tudo igual no marcador.

Já na prorrogação, mas ainda no primeiro tempo, aos 7min, Jadson recebeu na entrada da área e chutou de primeira para dar o título aos ucranianos.

Comentários