Desgastado, Mosley admite ex-chefe da Ferrari como sucessor

A polêmica envolvendo o teto orçamentário na Fórmula 1 pode ter encerrado a era Max Mosley na presidência Federação Internacional de Automobilismo (FIA). Segundo o jornal The Times, o desgaste é tamanho que a partir de ontem, quando as equipes ganharam o braço de ferro em relação ao regulamento de 2010, Mosley apenas fará papel decorativo no cargo até as eleições de outubro.

Descartada uma nova reeleição, o atual presidente já comenta sobre seus prováveis sucessores depois de 16 anos de dinastia. E o antigo chefe de equipe da Ferrari, o francês Jean Todt, está entre os cotados para comandar o automobilismo mundial.

"Eu não gostaria de excluir ele", disse Mosley, que promete interferir na escolha. "Se existir mais uma opção, eu farei uma recomendação", completou o dirigente, em entrevista à revista alemã Auto Motor und Sport.

O desgaste de Mosley à frente da FIA teve início com um escândalo sexual. No último ano, um jornal inglês publicou fotos de uma orgia sadomasoquista com temática nazista e o dirigente admitiu ter participado.

Mosley se segurou à frente da entidade apesar da pressão das equipes. Mas em vez de se esquivar de novas polêmicas, o dirigente forçou a implantação de um teto orçamentário de 40 milhões de libras (cerca de R$ 130 milhões), o que provocou um racha com a Associação de Equipes.

Na última quarta-feira, no Conselho Mundial de Paris, ficou decidido que em 2010 não haverá o teto orçamentário e todas as equipes de 2009 estão confirmadas. A derrota política de Mosley deve ser a sua última lembrança de seu longo mandato.

Comentários:

John: "Eu nunca vi uma F1 tão complicada para se resolver os problemas como essa. Ninguém consegue encontrar um jeito de resolver tudo isso, e acaba chegando nos pilotos, fazendo com que ele meio que 'participem' das reuniões. Eles tem de colocar um jeito correto para se fazer essa F1 desse ano, ou ver um jeito de que ela possa melhorar, pois o estado dela é caótico. Mas, sempre tem uns problemas ali, outros aqui, pois é um competição de ser feita em detalhes, e quando estão faltando esses detalhes, há algum problema. Uns querem a F1 mais disputada, outros querem que ela continuem do mesmo jeito, mas assim não seria a F1 que estamos cansados de conhecer. Esse é o tipo de coisa que, particularmente, tem que acabar definitivamente, ou algo pode sair do controle dos 'chefões', prejudicando a muitos."

Comentários