Henrique Barbosa "salva" manhã do Brasil em Roma

A quinta-feira não começou boa para o Brasil no Mundial de Natação, em Roma. Dos cinco representantes nacionais que disputaram as eliminatórias de suas provas no Foro Itálico, apenas Henrique Barbosa conseguiu uma vaga na semifinal.

Com 2min09s22, Barbosa chegou a bater o recorde da competição em sua bateria nos 200 m peito, mas não demorou a ser superado por concorrentes e teve que se conformar em passar na quinta posição. À frente dele apareceram Marco Koch, Loris Facci, Daniel Gyurta e o líder Eric Shanteau, que marcou 2min08s55.

O recorde anterior do torneio havia sido estabelecido em 2003 pelo japonês Kosuke Kitajima, que também é o atual recordista mundial, com 2min07s51. Ao todo, a marca do nipônico foi derrubada em dez oportunidades nesta quinta. "Esse tempo do recorde de campeonato era fraco. Para chegar na medalha acho que é preciso fazer 2min07s", analisou Barbosa.

Henrique teve a companhia de Tales Cerdeira na prova, mas o carioca foi eliminado com a 27ª posição (2min15s57). Na versão feminina dos 200m peito, Tatiane Sakemi foi a 44ª (2min34s11), enquanto Carolina Mussi foi desclassificada por ter dado uma pernada irregular para o estilo peito (golfinhada). Nos 100m livre, Tatiana Lemos ficou em 22º, seis posições atrás do mínimo que precisava para seguir com chances de medalha.

À tarde, entretanto, as perspectivas são melhores para os brasileiros, já que o país terá quatro atletas em finais: Thiago Pereira nos 200 m medley, César Cielo e Nicolas Oliveira nos 100 m livre e Fabíola Molina nos 50 m costas.

Comentários