Rafaela Silva leva ippon e fica sem bronze

O Brasil terminou o segundo dia de competições no Mundial de Judô de Roterdã, na Holanda, ainda sem medalhas. Nesta quinta-feira, Rafaela Silva perdeu a disputa do bronze para Kifayat Gasimova, do Azerbaijão, ao levar um ippon.

Atleta mais nova da delegação brasileira, com apenas 17 anos, Rafaela foi surpreendida no segundo minuto com um golpe perfeito da adversária, que assim ficou com o bronze na categoria leve (até 57 kg).

No primeiro dia de competições, na quarta, o Brasil também não obteve sucesso na disputa do bronze. Sara Menezes perdeu e assim como Rafaela terminou em quinto.

Com as derrotas, o último pódio conquistado pela seleção nacional feminina de judô em Mundiais continua sendo o de Edinanci Silva, bronze em Osaka, em 2003.

Vale lembrar que Rafaela lutou na mesma categoria em que Ketleyn Quadros conquistou a medalha de bronze na Olimpíada de Pequim.

Nas duas primeiras lutas pela chave principal, Rafaela Silva conseguiu vitórias por ippons contra a costarriquenha Adriana Pineda e a americana Marty Malloy.

Nas quartas de final, a brasileira recebeu um yuko (pontuação mínima) de punição por falta de combatividade e não conseguiu reverter a desvantagem contra a japonesa Matsumoto. No final, esteve perto de aplicar um golpe e tentou a imobilização, sem sucesso.

Antes da decisão do bronze, Rafaela ainda lutou pela primeira rodada da repescagem e venceu Chen-Ling Lien, de Taiwan, com um wazari (pontuação mais alta depois do ippon).

Ainda nesta quinta-feira, o Brasil foi representado por Leandro Guilheiro e Érika Miranda, que não chegaram às quartas de final.

Comentários