Relembre 5 grandes reações no Brasileiro de pontos corridos

Praticamente todas as edições do Campeonato Brasileiro em pontos corridos tiveram ao menos uma recuperação muito marcante. Em 2003, por exemplo, o Goiás saiu da lanterna para a Copa Sul-Americana, em reação que serviu de espelho para outros clubes. A subida que rendeu título, no entanto, foi a do São Paulo, em 2008, tirando 11 pontos de vantagem para o então líder Grêmio.

A 18 rodadas do fim, o Campeonato Brasileiro de 2009 pode ser o da recuperação cruzeirense. Vice-campeão da Libertadores, terceiro colocado na edição passada e quinto na retrasada, o Cruzeiro desponta como um potencial candidato ao grupo de cima nas últimas rodadas.

Confira 5 grandes recuperações na Série A:
São Paulo - 2008


Com um returno praticamente perfeito, de 12 vitórias e seis empates, o São Paulo tirou uma diferença impensável para o líder Grêmio e acumulou seu terceiro título nacional consecutivo. No total, foram 18 jogos de invencibilidade e uma reação que desafiou a lógica das probabilidades estatísticas. Foi, ainda, o campeonato da afirmação de Hernanes, melhor jogador da competição.

Flamengo - 2007

Quando o primeiro turno terminou, o Flamengo ainda tinha três jogos atrasados a realizar, mas era o penúltimo colocado e tinha um aproveitamento fraquíssimo, com 33,3%. Matando os adversários um a um, o time cresceu a partir da chegada de Joel Santana, fez encher o Maracanã em todos os jogos e terminou o Brasileiro em terceiro lugar, apenas um ponto atrás do vice-campeão Santos. Joel que, aliás, já havia tido grande reação em 2005, salvando o Fla de queda iminente.

Corinthians - 2004

Tite assumiu um Corinthians em crise na oitava rodada e terminou a uma posição da vaga na Copa Libertadores do ano seguinte. Armou uma retranca na defesa e, no ataque, apostou em jogadores como Alessandro Cambalhota, Fábio Baiano e o então garoto Jô. O time reagiu na base de vitórias magras - 13 de suas 18 foram por um gol de diferença.

Goiás - 2003

No trabalho que projetou Cuca para o futebol, o Goiás conseguiu um verdadeiro milagre em 2003. Depois de fazer seis pontos em 12 rodadas e terminar o primeiro turno na lanterna, o time reagiu de forma inacreditável no returno: invicto por 16 jogos, acumulando uma sequência de seis e outra de cinco vitórias, a equipe esmeraldina terminou o Brasileiro em nono, com vaga na Sul-Americana seguinte. Além do treinador, o São Paulo levou Fabão, Danilo e Grafite para o Morumbi.

Grêmio - 2003

Rebaixado em 2004, o Grêmio já havia tido um sinal na temporada anterior. Lutando contra a queda ao longo de toda a competição, o time deu sinal de vida a 11 rodadas do fim, vencendo um Gre-Nal dentro do Beira-Rio com gol do ex-colorado Christian. Nos seis jogos finais, ganhou quatro, perdeu um e empatou outro - este em circunstâncias heroicas. Fora de casa, perdia para o vice-campeão Santos por 0 a 2, mas buscou o empate no finzinho. Foi o primeiro grande trabalho de Adílson Batista, que também salvou o Paysandu em 2004.

Comentários