Substitutos brilham e Fla espanta crise diante do Santo André

Zé Roberto e Denis Marques tiveram a missão de substituir os titulares Adriano e Emerson, neste sábado, no Maracanã, e não fizeram feio: com uma bela atuação da dupla, o Flamengo derrotou o Santo André por 3 a 0, encerrou uma série de cinco jogos sem vitória (três pelo Campeonato Brasileiro e dois pela Sul-Americana) e voltou à zona intermediária da tabela.

Com 30 pontos, o Flamengo agora está mais próximo do G-4 do que da zona de rebaixamento à Série B do ano que vem, mas com um jogo a mais que seus principais adversários. Já o Santo André soma 24 pontos e corre o risco de fechar esta 22ª rodada entre os quatro últimos colocados do Brasileiro.

Com o intuito de não passar pelo mesmo sofrimento que o seu adversário deste sábado, o Flamengo se lançou ao ataque no início do duelo com o Santo André e logo abriu o placar. Aos 8min, Petkovic lançou na área, a bola não foi afastada e sobrou para Denis Marques, livre na pequena área, chutar: 1 a 0.

Alguns refletores do Maracanã pararam de funcionar aos 25min e, dez minutos depois, a bola voltou a rolar e o Flamengo fez o segundo. Aos 49min, Léo Moura cobrou pênalti sofrido por Zé Roberto no canto direito de Neneca - antes, o goleiro derrubou o camisa 26 depois que ele invadiu a área e lhe deu um drible.

No segundo tempo, com Marcelinho Carioca e Rodrigo Fabri em campo, o Santo André foi mais incisivo e por pouco não balançou a rede de Bruno, não fossem os erros de finalização e as intervenções da zaga adversária. Já o Flamengo diminuiu o ritmo, mas ainda assim ampliou o placar, aos 46min, com Zé Roberto, aproveitando uma bela jogada de Petkovic.

No próximo dia 6, domingo, o Flamengo voltará a campo pelo Brasileiro para encarar o Atlético-PR, às 16h10 (de Brasília), na Arena da Baixada. Já o Santo André buscará a reabilitação diante do Atlético-MG, no mesmo dia, às 18h30, em casa.

Ficha técnica:

Gols
Flamengo: Denis Marques e Léo Moura, aos 8min e 49min do 1º tempo, e Zé Roberto, aos 46min do 2º tempo
Santo André: -

Polêmicas
- Queda de energia em refletores do Maracanã, interrompendo a partida por dez minutos no primeiro tempo

Ponto Forte do Flamengo
Atuação inspirada da dupla de ataque formada por Zé Roberto e Denis Marques

Ponto Forte do Santo André
Toque de bola entre os jogadores do meio e do ataque

Ponto Fraco do Flamengo
Erros de passe e recuo em demasia no segundo tempo

Ponto Fraco do Santo André
Falhas do seu setor defensivo e poucos chutes a gol

Personagens do jogo
Denis Marques e Zé Roberto

Esquema Tático Flamengo
3-5-2
Bruno; Álvaro, Airton (David) e Ronaldo Angelim; Léo Moura (Rafael Galhardo), Lenon (Maldonado), Fierro, Petkovic e Everton; Zé Roberto e Denis Marques. Técnico: Andrade

Esquema Tático Santo André
3-5-2
Neneca; Rogério, Ávine e Cris (Malaquias); Arthur, Fernando, Ricardo Conceição (Marcelinho Carioca), Sidney e Ricardo Goulart; Júnior Dutra (Rodrigo Fabri) e Nunes. Técnico: Alexandre Gallo

Cartões Amarelos
Flamengo: Álvaro, Léo Moura, Fierro e Denis Marques
Santo André: Neneca e Cris

Árbitro
Wilton Sampaio (DF)

Comentários