Irritado, Ceará tenta anular jogo que perdeu com gol de mão

O Ceará ainda não digeriu a derrota por 1 a 0 para o Paraná Clube, no último sábado, com um gol de mão de Wellington Silva. Assim, o presidente do clube alvinegro, Evandro Leitão, afirmou, nesta terça-feira, que tentará a anulação da partida, válida pela Série B do Campeonato Brasileiro, junto ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD).

"No nosso entendimento, esse foi um erro de direito, e não de fato. Ele (juiz Charles Hebert) validou um gol que não pode acontecer, pela regra. O atleta fez o gol com a mão, todos viram, foi claro. É um erro de direito e é por aí que vamos nos basear (para tentar a anulação)", afirmou Leitão, em entrevista ao programa Redação, do canal SporTV.

"Estaremos entrando hoje no STJD, com o pedido de anulação da partida. Esperamos com isso que o fato não volte a acontecer. A revolta do Estado é grande, não só da torcida do Ceará. Mas acreditamos que o STJD fará justiça", disse o cartola cearense, antes de denunciar uma suposta má vontade dos árbitros com os times do Nordeste do País.

"A gente sente uma má vontade com os times nordestinos, mais especificamente com o Ceará. Esse é o nosso sentimento. Não queremos que eles (árbitros) nos beneficiem, mas também não queremos que eles nos prejudiquem", encerrou Leitão.

Procurador do STJD, Paulo Schmidt afirmou que o caso é complicado. Tanto é que não se tem nenhum registro recente no Brasil de partidas anuladas por erros de arbitragem deste tipo. Vale lembrar que o atacante Adriano, hoje no Flamengo e na época no São Paulo, marcou um gol de mão contra o Palmeiras, pela semifinal do Campeonato Paulista de 2008. André Lima, do Botafogo, utilizou do mesmo artifício para marcar um dos gols do empate por 3 a 3 diante do Corinthians, no atual Campeonato Brasileiro.

Além disso, a Fifa recrimina a anulação de jogos em virtude de erros de árbitros. No início dos anos 90, a Federação Alemã foi advertida após ter cancelado um jogo do Bayern de Munique, que teve um gol marcado de forma irregular (a bola passou por fora, furando a rede).

"Erro de direito é exercido sobre a interpretação da norma (regra). Ele não se torna assim só pelo fato do árbitro não ter visto o lance. o árbitro não desconhece a regra que o gol de mão não é válido. Sendo assim, é complicado falar em erro de direito nestes casos. Vamos esperar por eles (entrarem com o pedido de anulação)", afirmou Schmidt, em entrevista ao programa Redação, do canal SporTV.

Comentários