Obama gera "bate-boca" entre Rio e Chicago em Copenhague

A confirmação de última hora do presidente americano Barack Obama em participar da cerimônia de anúncio da cidade-sede da Olimpíada de 2016 gerou um "bate-boca" entre os dirigentes das candidaturas do Rio de Janeiro e Chicago, nesta terça, em Copenhague. O COI escolherá o local dos Jogos nesta sexta-feira, na capital dinamarquesa.

O presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e do Comitê de Candidatura do Rio, Carlos Artur Nuzman, quando perguntado sobre qual diferença fazia a presença de Obama no evento, foi direto: "não muda nada".

O CEO da candidatura de Chicago, Patrick Ryan, rebateu a declaração do cartola brasileiro. "Carlos é muito inteligente, muito competitivo... Claro que muda muito se o presidente Obama vem para cá. As pessoas estão excitadas com a presença dele".

Nos eventos organizados pelas duas candidaturas nesta terça, ficou claro que Rio e Chicago se tratam como principais inimigos. Não houve nenhuma pergunta em nenhuma das duas coletivas sobre Madri e Tóquio, as duas outras concorrentes.

Perguntado se tinha passado dos limites, dizendo que organizar uma Copa do Mundo é muito diferente de receber uma Olimpíada, o prefeito de Chicago, Richard Daley, foi curto e grosso: "não tenho nada a comentar sobre isso". Já Nuzman demonstrou descontentamento com o assunto.

No evento organizado pelos brasileiros participaram Nuzman, o governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, o prefeito do Rio, Eduardo Paes, o secretário-geral da candidatura Rio 2016, Carlos Roberto Osório, e a medalhista olímpica Isabel Swann. Já no evento americano, além do prefeito e do CEO, um time de atletas participou, com destaque para Patrick Ewing, antigo astro da NBA.

Comentários