Por título, Barrichello precisa superar feito de Raikkonen em 2007

Faltam três provas para o final da temporada da Fórmula 1 e o brasileiro Rubens Barrichello está a 15 pontos de Jenson Button, líder do campeonato e companheiro de equipe na Brawn GP. Na corrida pelo título, Barrichello pode se espelhar no feito conseguido por Kimi Raikkonen em 2007, ano em que o finlandês da Ferrari conquistou seu único título. O brasileiro, porém, precisa fazer um pouco mais do que Kimi.

Em 2007, a três corridas do final da temporada, Raikkonen, com 84 pontos, estava a 13 do líder Lewis Hamilton (97 pontos), e a 11 de Fernando Alonso (95), concorrente direto. Ambos eram da McLaren e travavam uma disputa interna na equipe.

No GP do Japão, antepenúltima etapa daquele ano, a situação ficou ainda mais difícil para o finlandês. Com a vitória de Hamilton e seu terceiro lugar, Kimi ficou a 17 pontos de distância com duas corridas por serem disputadas. Já Alonso, que abandonou, teve a diferença cortada para cinco pontos.

A história começou a mudar na China, quando Hamilton abandonou a prova e Raikkonen venceu, com Alonso chegando em segundo lugar.

O cenário permitiu que os três chegassem ao GP do Brasil com chances de título. Para o finlandês, a situação era complicada, já que ele chegou na última corrida a três pontos de Alonso e a sete de Hamilton. Erros da McLaren fizeram com que o inglês tivesse uma corrida difícil e terminasse apenas na sétima posição. A vitória de Raikkonen e o terceiro lugar de Alonso deram o título ao finlandês.

No fim das contas, Raikkonen marcou 26 pontos contra apenas 12 de Hamilton nas últimas três corridas. Se Barrichello conseguir um desempenho semelhante contra Button, as chances de título aumentam bastante. A vantagem do brasileiro é que ele tem apenas um rival e, apesar do resultado deste domingo em Cingapura, tem andado melhor do que Button nas últimas corridas.

Comentários