Rio 2016 será reafirmação da autoestima de um povo, diz Lula

O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, está confiante na escolha do Rio de Janeiro como sede da Olimpíada de 2016. Para ele, a provável (e inédita) realização de uma edição dos Jogos na América do Sul representa a "reafirmação da autoestima de um povo", classificado pelo chefe de Estado como "o mais alegre do mundo".

Em um encontro com jornalistas estrangeiros em Nova York, nesta terça-feira, à margem da Assembleia Geral da ONU, Lula apresentou com entusiasmo os argumentos que, em sua opinião, fazem com que a cidade carioca melhor candidata na comparação com Chicago (Estados Unidos), Madri (Espanha) e Tóquio (Japão).

A escolha da cidade que será sede dos Jogos de 2016 acontecerá no dia 2 de outubro, em Copenhague, e Lula já anunciou sua presença. "O Brasil está convicto de que o Rio de Janeiro tem para oferecer tudo o que as demais têm a oferecer, e um pouco mais", disse o presidente.

A estratégia do Brasil consiste, segundo Lula, em fazer toda a sociedade brasileira participar no evento. "Para o Brasil, os Jogos Olímpicos serão a reafirmação da autoestima de um povo", ressaltou.

Lula recordou que, de acordo com a revista Forbes, o brasileiro é o "o povo mais alegre do mundo" e, segundo ele, o "Brasil vai ficar em estado de graça se for escolhido".

"Queremos garantir a participação da sociedade brasileira na organização", explicou Lula, esclarecendo ainda que a estratégia de seu país não consiste em esconder os problemas e sim em mostrar seu potencial extraordinário.

Comentários