Ao melhor estilo Muricy, Palmeiras reencontra a vitória

Nos melhores momentos do São Paulo durante as temporadas do tricampeonato brasileiro, Muricy Ramalho superou críticas e pressões com um futebol competitivo, incansável e vitorioso. O triunfo palmeirense de 4 a 0 sobre o Goiás, na quinta-feira, após quatro jogos sem vencer e com a liderança ameaçada, foi a volta do estilo Muricy ao Palmeiras.

Pressionado, Muricy voltou a optar pelo esquema com três zagueiros e empurrou Diego Souza para atuar mais perto dos atacantes. O resultado é que o líder desarmou como nunca e teve mais posse de bola, principais características do Palmeiras neste Campeonato Brasileiro. Os dados são do Footstats.

Com uma média de 32 desarmes no Brasileiro, segundo melhor índice da competição, o Palmeiras não deu liberdade para o Goiás. Foram impressionantes 42 roubadas de bola, sendo 27 apenas no segundo tempo. Armero e Souza, com sete retomadas cada um, lideraram o fundamento na partida. Assim, desarmando, surgiram dois gols marcados por Obina, o primeiro e o quarto.

Em todo o Brasileiro, a média de posse de bola palmeirense é de 15min52seg - principal índice da competição. Contra o Goiás, foram 14min56seg do Palmeiras com a bola no pé, correspondente a 53% do total no jogo.

Com o esquema de três zagueiros, Muricy devolveu a posse de bola para os alas Armero e Figueroa, os dois jogadores palmeirenses que mais deram passes, seguidos por Diego Souza.

Uma característica curiosa na vitória do Palmeiras foi a quantidade de dribles certos, apesar do ataque pesado com Obina e Ortigoza e o esquema com três zagueiros e dois volantes. Foram 21 fintas, segundo maior índice do Palmeiras em uma partida neste Brasileiro. Armero liderou o fundamento com seis dribles no jogo, seguido por Sandro Silva com cinco - apesar de só ter entrado em campo aos 32min do primeiro tempo.

Comentários