Bellucci endurece, mas cai nas semifinais em Estocolmo

O brasileiro Thomaz Bellucci fez partida disputada, mas foi eliminado nas semifinais do Aberto de Estocolmo, neste sábado, contra o belga Olivier Rochus. A partida acabou com vitória de Rochus por 2 sets a 1, com parciais de 7/6 (7-4), 4/6 e 6/3.

Após exibição quase irrepreensível contra o sueco Joachim Johansson na sexta-feira, neste sábado Bellucci novamente vinha bem apostando na mesma tática: a força de seu serviço. Assim, chegou a sacar para faturar a primeira parcial, porém vacilou e deu confiança a Rochus, que passou a atacar mais até ganhar o tie-break.

De volta ao jogo especialmente pela agressividade com que chegava à rede, o paulista deu o troco no segundo set e dominou as ações, fazendo 6/4. Novamente, contudo, quando vinha em alta perdeu a calma, soltou gritos de reclamação e abusou dos erros não forçados, encarando logo uma desvantagem de 0/4 no terceiro set. De forma inesperada, o brasileiro ainda pressionou o rival e serviu para deixar tudo igual, porém desperdiçou essa oportunidade sem marcar nenhum ponto.

Bem mais experiente, Rochus confirmou a evolução construída em Estocolmo. Antes de chegar à competição, o tenista de 28 anos vinha jogando challengers e havia perdido cinco das últimas seis partidas disputadas. Ignorando a fase ruim, o europeu, número 24 do mundo em 2005 e agora o 87, disputará neste domingo sua sétima final de ATP na carreira. Para conquistar o terceiro título, o primeiro desde 2006, ele precisará passar pelo sueco Robin Soderling ou pelo cipriota Marcos Baghdatis.

Bellucci, por sua vez, não aproveitou a grande chance de beirar o top 40 da lista de entradas e alcançar mais uma decisão em um partida na qual chegou a estar muito bem. No ranking, em todo caso, não será recompensado na próxima segunda-feira, quando deve somente manter a 45ª posição - afinal, defendia 62 pontos referentes a uma boa campanha em Buenos Aires em outubro de 2008 e agora somará mais 90.

Baghdatis vence por abandono
O cipriota Marcos Baghdatis se garantiu na final graças à desistência do sueco Robin Soderling. Primeiro cabeça de chave, Soderling sequer entrou em quadra em razão de um problema no cotovelo direito.

Será o segundo confronto entre Baghdatis e Rochus no circuito profissional. A única vitória é de Baghdatis, no Masters de Roma de 2006.

O cipriota, com dois títulos na carreira (Pequim, em 2006, e Zagreb, no ano seguinte), fará a primeira final desde 17 de junho de 2007, quando caiu diante do checo Tomas Berdych na decisão em Halle, na Alemanha.

Comentários