Davydenko encerra tabu contra Federer e vai à final

Nikolay Davydenko venceu o número um do mundo Roger Federer pela primeira vez na carreira neste sábado e avançou à decisão do ATP Finals. Em um duelo emocionante, o russo superou o suíço por 2 sets a 1, parciais 6/2, 4/6 e 7/5.

Até então, Davydenko tinha perdido os 12 jogos que fez contra Federer. O adversário do russo sairá do confronto entre o sueco Robin Soderling e o argentino Juan Martin del Potro, que duelam ainda neste sábado, a partir das 18h45 (de Brasília).


Após deixar Rafael Nadal e Novak Djokovic de fora das semifinais do ATP Finals, Davydenko foi o responsável por mais uma surpresa em Londres. A decisão do torneio será neste domingo.


Contudo, o russo precisou suar muito para conseguir a vitória inédita, especialmente no terceiro set. No último game, da partida ele, inclusive, chegou a salvar um break point após estar vencendo por 30 a 0. Entretanto, foi buscar o placar e, em uma bola na rede do rival, fechou a partida.

Assim como havia ocorrido em todos os jogos de Federer até então, o suíço perdeu o primeiro set, etapa na qual cedeu nada menos de 12 pontos em erros não forçados para o russo. Mas aos poucos o número um do mundo foi crescendo e, na última etapa, chegou a presentear o público, devolvendo um smash do adversário com outro smash, este sim vitorioso.

Faltou, porém, a capacidade de decidir o duelo a favor de si, o que custou a Roger a tranquilidade de assegurar a ponta do ranking mundial até março de 2010.

Comentários