Fifa pode adotar dois árbitros assistentes na Copa 2010

Diante de recentes episódios controversos nos campos de futebol ao redor do mundo, o presidente da Fifa decidiu convocar o comitê executivo da entidade para uma reunião de emergência, que será realizada no começo de dezembro. Segundo o jornal inglês Daily Mail, Joseph Blatter estaria disposto até a analisar a viabilidade de acrescentar dois árbitros assistentes já nos jogos do próximo Mundial, em 2010.

Os dois árbitros assistentes se juntariam ao árbitro do jogo e aos dois assistentes laterais, posicionando-se atrás da linha de gol e tendo como missão observar tudo o que se passa na grande área, principalmente faltas e condutas anti-esportivas. A proposta é defendida inclusive pelo presidente da Uefa, o francês Michel Platini.

De acordo com o periódico, o gol polêmico marcado por Thierry Henry contra a Irlanda do Norte, em partida que classificou a França para a Copa do Mundo 2010, teria feito Sepp Blatter mudar de ideia com relação a utilização de mais dois assistentes em campo. O jogo, aliás, seria o principal ponto da reunião.

"Não tenho dúvidas que Platini vai usar este incidente para defender sua proposta e fazer com que eles digam a IFAB (International Football Association Board, responsáveis pelas regras do jogo) que a querem na Copa do Mundo", opinou Gordon Smith, dirigente da federação escocesa e membro do conselho de arbitragem.

O único empecilho para a viabilização da proposta de Platini já na Copa do Mundo de 2010, na África do Sul, é que o IFAB se reúne apenas em março do ano que vem e, normalmente, só adota as mudanças que sejam aprovadas com mais de 75% dos votos do conselho na temporada seguinte. O Mundial da África do Sul tem início em 11 de junho de 2010.

Além disso, a reunião de emergência deve abordar outros dois assuntos recentes: a violência entre torcedores no confronto Egito x Argélia, pelas Eliminatórias da Copa 2010, e os recentes casos de corrupção de resultados no futebol europeu. A reunião deve acontecer no dia 2 de dezembro, um dia antes do encontro do ExCo (Conselho Executivo da Fifa), na Cidade do Cabo, África do Sul.

Comentários