Rodadas finais têm "pagamento de dívidas" e desconfortos

Ainda há uma semana de futebol brasileiro na temporada 2009, mas muita coisa já está definida para o próximo ano e não pode ser anunciada. Também há "dívidas" em jogo, como a vitória do São Paulo que livrou o Corinthians do rebaixamento do Campeonato Paulista em 2004.

Nas linhas abaixo, o Terra traz quatro das polêmicas que estarão em campo nas duas rodadas finais. Curiosamente, já aconteceu no confronto entre Internacional e Santos, quando Vanderlei Luxemburgo enfrentava seu possível próximo clube - e teve até o nome gritado pela torcida colorada. Ou, ainda, quando o mesmo Inter visitou o Barueri, de Thiago Humberto, seu provável reforço em 2010.

Veja quatro polêmicas das rodadas finais:

Corinthians, São Paulo e a dívida Grafite

No Campeonato Paulista de 2004, o Corinthians perdeu dentro do Pacaembu para a Portuguesa Santista. Não fosse dois gols de Grafite pelo São Paulo contra o Juventus, o rebaixamento teria sido inevitável para os corintianos. Cinco anos depois, os são-paulinos esperam que os corintianos paguem a dívida.

Uma vitória corintiana contra o Flamengo praticamente reduz de forma drástica as chances de o rival tirar o tetracampeonato brasileiro das mãos são-paulinas. "Espero um Corinthians forte, com vontade de vencer o Flamengo, assim como o São Paulo já fez outras vezes para A ou B, e mesmo para o Corinthians, quando o Grafite fez dois gols. O esporte é bom por isso", afirmou Marco Aurélio Cunha, superintendente do São Paulo.

Goiás, Inter e a dívida 2007

Terceiro lugar da Série A, o Internacional depende de tropeços do São Paulo e do Flamengo para sonhar com o título brasileiro. Em 2007, o Goiás venceu o Internacional na última rodada, rebaixando o Corinthians para a Série B.

Segundo Marcos Figueiredo, diretor do clube goiano, é a hora de o Goiás retribuir o favor que o Inter fez há dois anos, e bater o São Paulo no domingo. A declaração revoltou o presidente colorado Vitório Piffero.

"O Goiás não tem que agradecer nada, porque isso não faz sentido. O Internacional saiu na frente e o Clemer até defendeu um pênalti, em duas cobranças. Lutamos até o fim pela vitória, que só não conseguimos porque o Goiás foi mais competente", respondeu Piffero.

Pedro Ken ajuda o Cruzeiro ou o Coritiba?

Entre as partes, já está certo que Pedro Ken, graças ao auxílio da Traffic, será jogador do Cruzeiro em 2010. No entanto, antes, o clube mineiro pega o Coritiba no Mineirão, em confronto vital para a pretensão dos dois times.

Brigando contra o rebaixamento, o Coritiba precisa desesperadamente dos três pontos, até por enfrentar o Fluminense na última rodada. Já o Cruzeiro, em sexto, briga para crescer na tabela e jogar a Libertadores em 2010. Qual time Pedro Ken vai ajudar no domingo?

"O momento do anúncio ficou meio ruim para mim, mas faz parte. O profissionalismo vem acima. Temos um jogo importante e estou vestindo a camisa do Coritiba. Nós precisamos sair dessa situação", disse o jogador à Rádio Itatiaia. Para evitar outro constrangimento, o Cruzeiro vetou a escalação do atacante Rômulo, emprestado ao Coritiba.

Corinthians e Grêmio: titulares ou reservas?

Na última rodada, sem pretensões, o Corinthians visita o Atlético-MG, enquanto o Grêmio vai ao Rio de Janeiro pegar o Flamengo. É bem possível que os dois clubes escalem os reservas, mas a polêmica é que as duas partidas interessam diretamente aos rivais São Paulo, Palmeiras e Internacional.

Ambos jogarão com força máxima para defender a lisura do Brasileiro ou priorizarão apenas os próprios interesses? No Corinthians, o assunto ainda não foi abordado publicamente. Enquanto isso, no Grêmio, já foi publicamente confirmado que reservas devem ir ao Rio de Janeiro.

Comentários