Luxemburgo é salvo por genro em sua estreia no Atlético-MG

Na estreia oficial de Vanderlei Luxemburgo, o Atlético-MG sofreu para arrancar empate por 1 a 1 com o América-MG no clássico da primeira rodada do Campeonato Mineiro. O meia Fabiano, genro do técnico, salvou a equipe da derrota.

Empurrado pela torcida que dominou as arquibancadas do Mineirão, o Atlético pressionou no início e quase abriu o placar aos 4min, em cobrança de falta de Coelho defendida por Flávio. No minuto seguinte, porém, Rodrigo acertou um lindo chute no ângulo de Aranha e colocou o América na frente.

O time de Luxemburgo sentiu o gol e não conseguia oferecer perigo. Para piorar, Jonílson, que já tinha amarelo, fez falta no meio-campo e levou o vermelho. O novo comandante foi à loucura, esbravejando contra a arbitragem.

Com um a mais, o América controlou a partida e foi terminando com a paciência dos torcedores atleticanos. Gritos de "Marques" e "Carini" (após Aranha sair mal do gol) ecoaram pelas arquibancadas. Aos 39min, a equipe alvinegra só não levou o segundo porque o chute de Luciano explodiu na trave.

No intervalo, Luxemburgo decidiu mexer no time: Fabiano, seu genro, entrou na vaga de Evandro. E o Atlético melhorou. Aos 2min, Tardelli cruzou para Fabiano, que, na pequena área, parou em defesa de Flávio e perdeu gol incrível.

Pouco depois, aos 7min, Nando, que também já havia sido advertido, fez falta sobre Muriqui e foi mais cedo para os vestiários. O Atlético se aproveitou e deixou tudo igual aos 10min. Muriqui cruzou para Fabiano, que desta vez não perdoou.

O jogo seguiu aberto até o fim. Pelo Atlético-MG, o time melhorou com as entradas dos veteranos Júnior e Marques. Na melhor chance, Muriqui acertou a trave. Já o América parou em Aranha e, quando o goleiro novamente saiu mal e deixou o gol vazio, já no final da partida, Jairo Campos desarmou Danilo com um belo carrinho e manteve a igualdade no marcador.

FICHA TÉCNICA

Atlético-MG x América-MG

Gols
América-MG:
Rodrigo, aos 5min do primeiro tempo
Atlético-MG: Fabiano, aos 10 min do segundo tempo

Ponto Forte do Atlético-MG
Após substituições no segundo tempo, trabalhou mais a bola e criou oportunidades

Ponto Forte do América-MG
Time se defendeu bem e assustou em contra-ataques, com Luciano como destaque

Ponto Fraco do Atlético-MG
Após levar gol no início, equipe ficou nervosa e não ofereceu perigo até a etapa final

Ponto Fraco do América-MG
Após expulsão, cedeu muito espaço ao Atlético e levou o empate

Personagem do jogo
Fabiano: saiu do banco para marcar gol de empate e salvar a estreia do sogro Luxemburgo

Lance polêmico
Aos 37min do segundo tempo, Luciano, em posição legal, saiu na cara de Aranha, mas a arbitragem assinalou impedimento

Esquema Tático do Atlético-MG
4-4-2
Aranha; Coelho, Jairo Campos, Werley e Leandro (Júnior); Jonílson, Correa, Ricardinho e Evandro (Fabiano); Muriqui (Marques) e Diego Tardelli; técnico Vanderlei Luxemburgo

Esquema Tático do América-MG
4-5-1
Flávio; Nando, Micão, Wellington Paulo e Zé Rodolfo; Leandro Ferreira, Moisés (Dudu), Danilo, Rodrigo (Irênio) e Luciano; Laécio (Léo) ; técnico Marco Aurélio

Cartões Amarelos
Atlético-MG: Jonílson e Correa
América-MG:

Rodrigo, Nando, Leandro Ferreira, Luciano Wellington Paulo e Dudu

Cartão vermelho
Atlético-MG: Jonílson
América-MG: Nando

Árbitro
Cleisson Veloso Pereira

Local
Estádio Mineirão, em Belo Horizonte (MG)

Comentários