Nadal abandona contra Murray e não é mais nº 2 do mundo

O espanhol Rafael Nadal deu adeus nesta terça-feira ao sonho do bicampeonato no Aberto da Austrália ao ser eliminado pelo escocês Andy Murray nas quartas de final e ainda perdeu o posto de número dois no ranking da ATP.

Após perder os dois primeiros sets, parciais 6/3 e 7/6, o atual campeão acusou uma lesão joelho e abandonou a partida após o rival abrir uma vantagem por 3 a 0.


A manhã desta terça-feira pode começar a marcar uma nova era no tênis. Desde julho de 2005, Roger Federer e Nadal dividem as duas primeiras posições da lista de entradas, com a exceção de apenas três semanas - em agosto passado, o segundo lugar ficou provisoriamente com Murray, devido a uma diferença entre os calendários.

A partir da próxima segunda-feira, o espanhol ficará atrás de Djokovic, visto que defendia o título em Melbourne, e será superado também pelo escocês caso este triunfe na semifinal.

Para o britânico, bem mais importante que o ranking foi a vitória em si. Até o segundo set, ele dominou as ações com belos serviços (foram 13 aces e dez de 12 break points salvos), aproximações à rede, golpes de esquerda, agressividade (39 bolas vencedoras, 16 a mais que o oponente) e consistência (25 erros não forçados, um a menos que o oponente).

Mesmo sentindo dores nos joelhos, Nadal chegou a ter chances de vitória tanto na primeira parcial, em que sacou em 2/1, quanto na segunda, em que chegou a abrir 4/2.

Perdido o tie-break, no entanto, o espanhol não resistiu. Na virada dos sets, pediu atendimento médico para tratar de seu joelho direito, que já o havia afastado das quadras por dois meses durante 2009. Como consequência, levou três games seguidos e não viu mais razões para continuar em quadra.

Esperança da Grã-Bretanha para quebrar um jejum de títulos de Slam do país que já dura 73 anos, Murray enfrentará na semifinal o croata Marin Cilic, que eliminou Andy Roddick na madrugada desta terça com uma vitória por 3 sets a 2.

Comentários