Renault apresenta novo carro e confirma Petrov como titular

A Renault lançou neste domingo seu carro para temporada de 2010 da Fórmula 1. Pintado majoritariamente em amarelo e contado com detalhes pretos e vermelhos, o modelo R30 da equipe francesa foi exibido no circuito de Valência, na Espanha. Na cerimônia, o time ainda confirmou o russo Vitally Petrov como seu titular.

Primeiro piloto russo da história da Fórmula 1, Petrov será o companheiro do polonês Robert Kubica, contratado após o encerramento da participação da BMW na equipe BMW Sauber. A Renault, que teve boa parte de suas ações negociadas com uma empresa de Luxemburgo após a última temporada, se apresentou sem seu principal patrocinador de 2009, a seguradora ING.


"Vamos começar uma nova era na equipe", declarou Eric Boullier, novo chefe do time. "Com uma nova estrutura, novos pilotos e novas cores não há como estão estar animado e olhando para frente", destacou o dirigente, que confirmou três reservas para o time: o chinês Ho-Pin Tung, o belga Jérôme D'Ambrosio e o tcheco Jan Charouz.

A vaga de Petrov no time já vinha sendo especulada nos últimos dias, muito em função do patrocínio que poderia trazer para os cofres da escuderia. Atual vice-campeão da GP2, o russo estreará na Fórmula 1 com 25 anos após vencer a concorrência de nomes como Robert Doornbos e Romain Grosjean, que encerrou a temporada de 2009 na vaga.

As cores da Renault fazem uma referência ao primeiro carro da equipe francesa a correr na Fórmula 1 em 1978. Pilotado pelo francês Jean-Pierre Jabouille, o modelo RS01 era todo pintado em amarelo e preto, cores que se tornaram tradicionais da Renault em corrida. O carro ainda apresenta uma tendência aerodinâmica já detectada em outras equipes: o "rabo de tubarão", que liga a tampa do motor à asa traseira.

Ainda de acordo com Eric Boullier, a meta é fazer a Renault figurar novamente entre as melhores do grid. Ele, porém, admite que isto ainda levará algum tempo. "Não acontece do dia para noite e nossa ambição é dar um passo de cada vez", comentou. "Nosso novo carro, o R30, deve ser competitivo e confiável. Nossas fábricas já foram bem sucedidas no passado e não se esqueceram como se vence na Fórmula 1."

A Renault foi a quarta equipe a apresentar seu carro para a temporada de 2010 - antes dela, Ferrari, McLaren e Sauber também já exibiram seus modelos. Na segunda-feira, quando o circuito de Valência abre a série de testes coletivos do ano, William, Mercedes e Toro Rosso também exibirão seus novos carros.

Comentários