São Paulo bate Rio Claro e alcança primeira vitória em 2010

Demorou duas rodadas, mas veio a primeira vitória do São Paulo no Campeonato Paulista de 2010. Neste sábado, o time tricolor recebeu o lanterna Rio Claro e saiu de campo com um triunfo por 3 a 0, com gols de Hernanes, Washington e Rogério Ceni, o que diminui a pressão sobre o técnico Ricardo Gomes por conta dos maus resultados anteriores - apesar de a equipe voltar a apresentar um futebol aquém das expectativas dos torcedores.

O primeiro triunfo na temporada deixou o São Paulo com quatro pontos ganhos, ocupando a zona intermediária da tabela do Campeonato Paulista. Já o lanterna Rio Claro é o único time da elite da Série A-1 de 2010 que ainda não somou pontos.

Engana-se, porém, quem pensa que as principais chances de gol no primeiro tempo foram do São Paulo. Abusando dos contra-ataques e bolas alçadas à área, o Rio Claro só não abriu o placar graças às defesas de Rogério Ceni. O capitão são-paulino só não foi ao ataque para inaugurar o marcador: no seu lugar foi Hernanes, que recebeu passe de Washington e chutou forte, no canto direito de Sidney, aos 38min.

Na etapa final, o São Paulo voltou a campo mais ligado e fez seu segundo gol aos 10min, com Washington, de cabeça, após cobrança de falta de Marcelinho. Foi o que o time tricolor precisava para passar ter mais tranquilidade em campo, apesar de ter sofrido a expulsão do argentino Adrian González, aos 13min. Ainda deu tempo para Rogério Ceni, aos 45min, de pênalti, se redimir da cobrança desperdiçada contra a Portuguesa e ampliar o placar: 3 a 0.

O São Paulo volta a campo na próxima quinta-feira, às 17h (de Brasília), para enfrentar o Paulista, na Arena Barueri - o Morumbi será palco de apresentações artísticas e, por isso, o time também mandará outras partidas na Grande São Paulo. Já o Rio Claro jogará contra o São Caetano, um dia antes, às 16h, também em casa.

Ficha técnica:

Gols
São Paulo: Hernanes, aos 38min do 1º tempo, e Washington e Rogério Ceni, aos 9min e aos 45min do 2º tempo
Rio Claro: -

Lances bizarros
Aos 44min do primeiro tempo, Richarlyson fez às vezes de lateral direito e tentou um cruzamento para a área, mas pegou tão mal na bola que ela percorreu pouco mais de 2 metros até parar no pé do zagueiro do Rio Claro

Ponto Forte do São Paulo
Avanços pelas laterais e atuações inspiradas de Rogério Ceni e Hernanes

Ponto Forte do Rio Claro
Contra-ataques com a participação de Edu Salles

Ponto Fraco do São Paulo
Erros de passe e espaço vago entre o meio e o ataque

Ponto Fraco do Rio Claro
Espaço dado aos homens de meio e frente do São Paulo

Personagem do jogo
Rogério Ceni, que salvou o São Paulo de uma derrota no primeiro tempo e marcou um gol de pênalti

Esquema Tático São Paulo
4-4-2
Rogério Ceni; Adrian González, André Dias, Miranda e Junior Cesar; Jean, Richarlyson, Hernanes e Léo Lima (Xandão); Marcelinho (Sérgio Mota) e Washington (Dagoberto). Técnico: Ricardo Gomes

Esquema Tático Rio Claro
3-5-2
Sidney; Luciano (Thomaz), Nelinho e Odair; Murilo (Genilson), Walker, Alessandro Paraná, Maicon Souza e Vinícius; Osny (Kim) e Edu Salles. Técnico: Paulinho McLaren

Cartões Amarelos
São Paulo: -
Rio Claro: Luciano, Walker e Vinícius

Cartões Vermelhos
São Paulo: Adrian González
Rio Claro: Nelinho

Árbitro
Rodrigo Braghetto

Público
8.384 pagantes

Renda
R$ 191.955,00

Comentários