Com vuvuzelas e "Tropa de Elite", taça da Copa passa por Pretória

A tão desejada taça da Copa do Mundo chegou a cidade de Pretória, vizinha de Johannesburgo, nesta segunda-feira. A festa promovida por uma marca de refrigerantes e pela Fifa contou com a presença de mais de mil pessoas, que encararam uma longa fila para ver o troféu.

Sempre acompanhados de suas vuvuzelas, os espectadores se divertiram em uma festa em frente à prefeitura de Pretória, onde estava o objeto. Com quatro dançarinos animando a multidão, a grande diversão foi um concurso de dança com a música Rap das Armas, que ficou conhecida com o filme Tropa de Elite.

Ao som de versos como "Morro do Dendê é ruim de invadir. Nós, com os Alemão, vamo se divertir", o público fazia uns passos diferentes, batendo as mãos nos pés e pulando para um lado e para o outro, balançando algumas bandeirinhas vermelhas.

Depois de mais de uma hora e meia de espera, enfim, os primeiros da fila puderam seguir rumo ao encontro da taça na parte interna da prefeitura.

Protegido por dois seguranças, o troféu, que será erguido por um novo campeão mundial no dia 11 de julho, estava dentro de um vidro e próximo a dois telões que ficavam passando imagens de jogadores que ergueram a taça, como o técnico brasileiro Dunga, capitão da Seleção em 1994.

Os espectadores puderam apenas passar em frente e tirar no máximo uma foto ou fazer 10 segundos de imagens. "Não pode passar mais do que isso, por favor sigam andando", diziam as pessoas do staff. Mesmo com o pouco tempo em frente ao objeto, os sul-africanos festejaram o rápido contato.

Com uma camisa da seleção e uma bandeira sul-africana, Cassius Momgwe, 27 anos, fez até uma previsão otimista da equipe comandada por Carlos Alberto Parreira.

"No dia 11 de julho, a África do Sul vai estar lá no Soccer City, levantando este troféu. Tenho certeza disso", afirmou o torcedor, que só conseguiu ingresso para ver Gana x Sérvia durante a Copa do Mundo.

Depois de fazer um tour mundial, o troféu, que está bem próximo de chegar em Johannesburgo, cidade-sede da final da Copa, passa por 35 locais dentro da África do Sul. A espera maior é para a chegada do objeto a histórica região de Soweto, no próximo dia 4 de junho.

Comentários