Estádio em Pirituba "é especulação", diz ministro do Esporte

Presença constante em eventos esportivos, o ministro Orlando Silva também apareceu Foto: Ricardo Matsukawa/Terra

O ministro reafirma o Morumbi como o estádio de São Paulo para a Copa de 2014

O ministro dos Esportes, Orlando Silva, afirmou nesta quarta-feira que a construção de um estádio para receber o jogo de abertura da Copa do Mundo de 2014 em Pirituba, no interior paulista, não passa de "especulação". Ele reafirmou que o estádio paulista para a Copa é o Morumbi e que o País não pode se dar ao luxo de construir um novo estádio apenas para abrigar um jogo da Copa.

"Não sei de onde surgiu essa história de Pirituba. O Morumbi é o estádio de São Paulo na Copa do Mundo. Pirituba, até onde eu sei, é uma especulação. Eu, pessoalmente, ignoro qualquer projeto de construção de um estádio naquela região e qualquer manifestação da Fifa quanto a esse estádio".

O ministro disse que viabilizar economicamente um estádio de futebol é algo "muito difícil" e por isso é contrário à construção de um novo local. "São Paulo não tem necessidade de um novo estádio. Já tem o estádio do Palmeiras, o Corinthians tem o Pacaembu, o São Paulo tem o seu (estádio) e não haveria mandante para jogos em um novo estádio. O Brasil não pode ter o privilégio de construir um estádio apenas para fazer um jogo, apenas para a abertura da Copa. Seria um desperdício de recurso e imagino que o investidor privado não teria interesse em construir um equipamento que não tem viabilidade financeira".

Orlando Silva também defendeu apoio do governo e da prefeitura para as obras no Morumbi. "A Fifa aprovou o projeto e agora cabe ao São Paulo Futebol Clube, que é o dono do estádio, viabilizar o financiamento. Eu imagino que a cidade e o Estado de São Paulo também devem dar um apoio ao São Paulo, porque o Morumbi não é um problema do clube, mas do estado de São Paulo. Eu imagino que o estado e a cidade devem apoiar a viabilização desse estádio".

Comentários