Com show e erro de juiz, Alemanha "vinga" 1966 e goleia Inglaterra

  Foto: AP

Müller marcou duas vezes e Alemanha avançou com sobras

Com um grande futebol e um erro incrível da arbitragem, a Alemanha humilhou a Inglaterra com goleada por 4 a 1 e avançou confiante às quartas de final da Copa do Mundo, neste domingo, em Bloemfontein, no Free State Stadium. Gols de Thomas Müller (2), Klose e Podolski deram a vitória aos alemães, que ainda sentiram um gostinho de vingança relembrado a decisão entre os dois países em 1966.

O trio de arbitragem comandado pelo uruguaio Jorge Larrionda, na primeira etapa, quando os alemães venciam por 2 a 1, anularam um gol incrivelmente legal marcado por Frank Lampard. Na jogada, a bola bateu no travessão e caiu dentro do gol de Neuer. Foi idêntico à decisão de 1966, em que um lance supostamente ilegal, já que não há imagem conclusiva, deu o título mundial à Inglaterra.

Independente da jogada, a Alemanha foi bastante superior ao longo do confronto, na alma, na técnica e na eficiência. Seguiu com seu estilo de jogo técnico, com trocas de passes envolventes e meio-campo leve. A Inglaterra teve pouca inspiração, salvo em momentos específicos da partida.

Com a eliminação, os ingleses seguem distantes da semifinal da Copa desde 1990, quando caíram diante da própria Alemanha na briga por um posto na final. Os alemães mantiveram uma sina: nunca perderam uma partida de oitavas no Mundial.

Próxima fase

Com a vitória, a Alemanha aguarda o vencedor do confronto entre Argentina e México, também disputado neste domingo. O duelo de quartas de final será na Cidade do Cabo, no próximo sábado, às 11h (de Brasília).

Se a Argentina vencer, os alemães revivem o duelo marcante também das quartas de final da última Copa. Na ocasião, o goleiro Jens Lehmann brilhou na disputa por pênaltis, mandando os argentinos de volta para casa. Pouco antes do Mundial, cabe lembrar, a seleção de Maradona bateu a Alemanha, em Munique, por 1 a 0.

O jogo

Joachim Löw e Fabio Capello não surpreenderam nas escalações para o duelo mais aguardado de oitavas de final. O treinador alemão repetiu a equipe que bateu Gana, apenas promovendo a volta de Miroslav Klose, que estava suspenso, no lugar do brasileiro Cacau - lesionado, ficou fora do banco. Capello manteve os 11 jogadores que conseguiram a primeira vitória inglesa, diante da Eslovênia, abdicando de Carragher na zaga.

Pois foi o desempenho defensivo o grande calcanhar de Aquiles da Inglaterra em um primeiro tempo dominador dos alemães. Já nos instantes iniciais, Özil entrou como quis na área inglesa e exigiu grande defesa de James.

Melhor em campo, a Alemanha jogava sem a posse de bola, mas sempre ameçando com um estilo vertical. Depois de tiro de meta batido por Neuer, Klose venceu Upson na raça e na força, batendo por baixo de James para abrir o marcador aos 20min.

A Inglaterra, apesar do gol sofrido, seguia pálida e sem inspiração em campo. Para uma Alemanha envolvente, um prato feito. Thomas Müller concedeu grande passe para Klose, que exigiu a segunda defesa importante de James no duelo. Em seguida, Klose se redimiria, iniciando jogada pela direita com lindo passe para Müller, que foi até a grande área e só serviu Podolski: aos 32min, 2 a 0 Alemanha.

Depois de sair atrás, a Inglaterra enfim criou a melhor oportunidade até então, com Lampard finalizando com perigo na pequena área. Em seguida, o inspirado Klose devolveu o susto. Depois de escanteio, girou sobre a marcação de Upson e bateu em cima de James.

Se a defesa inglesa vinha falhando, a Alemanha é que cochilou aos 37min. Gerrard acertou cruzamento venenoso, Boateng subiu atrasado e Upson acertou de cabeça dentro da rede.

O gol animou os ingleses e foi seguido pelo lance mais polêmico da Copa até agora. Repetindo 1966, quando a Inglaterra venceu o Mundial com gol aparentemente irregular sobre a Alemanha, Frank Lampard recolheu na entrada da pequena área e chutou por cima de Neuer - a bola bateu na trave e caiu nitidamente dentro do gol. Capello até chegou a comemorar, mas o uruguaio Jorge Larrionda mandou seguir.

Revoltados, os ingleses talvez se esqueceram da defesa e a Alemanha quase ampliou a vantagem em contra-ataque que terminou com finalização perigosíssima de Podolski passando ao lado da trave de James.

O segundo tempo se anunciava com uma possível reação inglesa e Lampard acertou a trave já no início em cobrança de falta. O lance, que poderia animar, foi praticamente a única boa iniciativa do time de Capello, que foi engolido pela Alemanha em contra-ataques mortais.

Em nova tentativa por cobrança de falta, a Inglaterra perdeu a bola na frente e Schweinsteiger recebeu passe pela esquerda, conduziu em velocidade, deixou um marcador para trás e só serviu Müller, que empurrou para o gol e fez amadurecer a vitória alemã.

Se o terceiro gol dificultava as coisas para a Inglaterra, as coisas ficaram ainda piores três minutos depois, aos 25min. Özil recebeu grande lançamento na esquerda, avançou sobre a marcação e só rolou para Müller fazer o quarto, fechando o caixão inglês em Bloemfontein.

Comentários