Futebol precisa de mais árbitros ou do uso do replay, diz Donovan

O meia americano Donovan, destaque de sua seleção na Copa do Mundo da África do Sul, participa do programa americano, Late Show with David Letterman Foto: AP

Meia da seleção americana, Donovan esteve no talk-show do apresentador David Letterman

Maior astro da seleção americana de futebol, o meio-campista Landon Donovan esteve nesta terça-feira no programa de TV do apresentador David Letterman, na rede CBS. Abordado sobre as polêmicas arbitragens na Copa do Mundo da África do Sul, o jogador declarou que o futebol atual precisaria de mais árbitros em campo ou algum modo para se utilizar o recurso do replay, visando esclarecer jogadas duvidosas. A informação é do site sul-africano Sport 24.

O americano analisa que é difícil para os árbitros conseguirem ter a percepção de tudo o que acontece em campo, dada a velocidade e dinâmica do jogo. Por isso, defende o uso de mais recursos para evitar que erros - como o gol não concedido a Frank Lampard, em que a bola entrou ou o gol dado a Carlos Tevez, que estava em completo impedimento, por exemplo - aconteçam no futebol.

Para Donovan, é muito difícil para um atleta dar o seu máximo em campo e, de repente, ver seu esforço em vão por causa de um equívoco do juiz. O meia faz referência a dois lances em que os Estados Unidos foram prejudicados na Copa do Mundo de 2010, ainda na fase de grupos.

Na partida contra a Eslovênia (empate por 2 a 2), Maurice Edu marcou, em posição legal, o tento que daria a virada aos americanos, mas teve o gol anulado e a partida terminou empatada.

No jogo seguinte, diante da Argélia, Clint Dempsey viveu situação semelhante, tendo um gol anulado por impedimento - que não existiu. Porém, nos acréscimos do segundo tempo, o próprio Donovan marcou o gol que classificou os EUA às oitavas de final do Mundial, em jogo dramático.

Ainda assim, Donovan disse que a campanha americana - eliminados por Gana nas oitavas por 2 a 1, com um gol na prorrogação - será sempre lembrada e que os jogadores tem a obrigação de usar deste bom momento para incentivar e difundir a prática do futebol no país.

Comentários