EUA vencem de novo e título fica distante para o Brasil

De nada adiantou as jogadoras e a torcida brasileira "secarem" os Estados Unidos. Com outra boa atuação, a equipe comandada pelo técnico Hugh McCutcheon venceu a China por 3 sets a 0, chegou a dez pontos e está muito próxima do título da edição 2010 do Grand Prix. As parciais foram de 25/21, 27/25 e 25/22.

Este foi o pior resultado para as pretensões brasileiras na disputa: uma vitória das donas da casa por 3 a 0 ou 3 a 1 faria o Brasil depender apenas de si mesmo para chegar ao eneacampeonato, marca já alcançada pela seleção masculina na Liga Mundial.

Campeãs do Grand Prix em 1995 e 2001, as americanas serão campeãs até mesmo com uma derrota no tie-break para o Japão, neste domingo. Pelas regras do Grand Prix 2010, triunfo por 3 a 0 ou 3 a 1 asseguram três pontos, enquanto vitória por 3 a 2 dá dois pontos e derrota pelo menos placar garante um. O primeiro critério de desempate é o número de vítórias, quesito no qual as norte-americanas possuem quatro, enquanto o Brasil pode chegar no máximo a três.

Ou seja: o time comandado por José Roberto Guimarães precisa torcer para uma derrota contundente dos Estados Unidos (3 a 0 ou 3 a 1) para não entrar já eliminada em quadra. Se tudo der certo, a a equipe ainda precisa vencer a China sem ir ao tie-break, chegando assim aos 11 pontos, um a mais que as adversárias. Na fase classificatória, jogando em Macau, as brasileiras venceram as chinesas em sets diretos.

Se por um lado não têm mais chances de títulos, por outro as japonesas protagonizaram três zebras neste Grand Prix, batendo duas vezes a Itália e uma vez o Brasil. O confronto, inédito nesta edição, começa às 2 horas (horário de Brasília). O time verde-amarelo atua às 8 horas.

Contra a China, os Estados Unidos se beneficiaram da falta de tranquilidade das adversárias, que desperdiçaram muitos contra-ataques. No segundo set, o time chegou a ter a bola da etapa, mas permitiu a Logan Tom cravar no chão mesmo atacando distante da rede e tomaram a virada. Os bloqueios também foi decisivos: 16, contra quatro das orientais. Em grande forma, Destinee Hooker marcou 24 pontos, quase um set inteiro.

Técnico americano, Hugh McCutcheon foi quem levou a seleção masculina do país ao título olímpico em 2008, quando bateu justamente o Brasil na final.

Comentários