Oposto "voa", Cuba vence e Brasil cai em "grupo da morte"

 . Foto: AP

Brasil fez jogo bastante acirrado contra a seleção cubana

No grande e mais esperado confronto da primeira fase do Mundial de Vôlei, a seleção de Cuba levou a melhor sobre a Seleção Brasileira em um jogo de cinco sets e quase duas horas e meia, nesta segunda-feira, em Verona. Com a torcida local em grande maioria a seu favor, os cubanos tiveram atuações destacadas do oposto Hernandez e da jovem estrela Leon para vencer por 34/32, 18/25, 23/25, 25/21 e 15/12.

Além do fato de não contar com um substituto para Bruninho durante a partida para variar as jogadas, já que Marlon segue fora, a Seleção ainda perdeu Murilo, maior pontuador da equipe, no final do quarto set com suspeita de cãimbras. Giba entrou bem, mas o Brasil perdeu o excelente passe do camisa 8.

Com a derrota, o Brasil ficou em segundo lugar no Grupo B e caiu no chamado "grupo da morte" da segunda fase com as fortes seleções da Polônia, invicta na competição, e Bulgária, que sofreu tropeços na primeira fase, mas é sempre temida.

O jogo

A partida começou bastante equilibrado com uma pequena vantagem para a equipe de Cuba. Na primeira parada técnica, Leon superou bloqueio triplo da Seleção Brasileira e fez 8 a 6. A vantagem de Cuba seguia igual até a segunda parada técnica, quando Simon sacou com categoria, no meio da quadra brasileira, e Cuba abriu 16 a 13.

Um lance polêmico desestabilizou a equipe de Cuba, quando o placar marcava 19 a 16, Bruninho sacou, a bola bateu na rede, Camejo defendeu, mas o juiz errou e marcou o ponto para o Brasil. A partir daí, o Brasil recuperou a desvantagem e igualou o marcador. Com 24 a 24, o set seguia muito acirrado.

Em outro lance que gerou muitas reclamações dos cubanos, Bruninho salvou bola incrível do outro lado da quadra e Dante marcou em forte cortada o empate de 32 a 32. Porém, logo em seguida, Cuba se impôs e com um bloqueio de Simon em Dante fechou o primeiro set em 34 a 32.

Depois de algumas broncas do técnico Bernardinho no intervalo para o segundo set, o Brasil voltou voando. Rodrigão bloqueou e abriu 6 a 4. A vantagem verde e amarela aumentou quando Murilo assumiu o saque. Com duas pedradas, sem chances de defesa para Leon, o ponteiro colocou a Seleção em bom momento na parcial: 10 a 6.

Logo após a segunda parada técnica, o Brasil aumentou a vantagem em um belo ataque de Dante: 17 a 12. A equipe brasileira explorava os saques em cima de Leon e com um saque de Dante fez 22 a 16. Em uma jogada de muita inteligência de Bruninho que explorou o bloqueio cubano montado na sua frente, a Seleção empatou a partida com 25 a 18.

O terceiro set virou novamente para o lado dos cubanos. Com um bom começo de Leon, a equipe conseguiu abrir vantagem de dois pontos. Depois da primeira parada técnica, o Brasil se perdeu em quadra, principalmente o oposto Leandro Vissotto que parava no bloqueio ou errava ataques. Com isso, os rivais abriram 12 a 6.

Antes da parada técnica, a Seleção chegou a encostar e diminuir para três pontos, depois de um bloqueio de Bruninho sobre Leon. A reação brasileira começou em uma grande jogada de Murilo, que mostrou persistência para colocar a bola no chão depois de ser bloqueado. Foi então que Vissotto mostrou o que não tinha mostrado nas últimas duas partidas. Fazendo três pontos seguidos, dois em ataques fulminantes e um em bloqueio para cima de Leal: Brasil 19 a 17.

Cuba mostrou que não venderia fácil e buscou o placar em um erro de Murilo, em um ataque na diagonal para fora. Vissotto seguia salvando o Brasil no bloqueio ou nos ataques e em um saque de Lucão, a Seleção garantiu a vitória no segundo set por 25 a 23.

Assim como nos três sets anteriores, a parcial começou muito equilibrada. Em grande partida, o ponto desequilíbrio a favor de Cuba era Hernandez. O jogador encarava de frente qualquer bloqueio que se formava e abriu vantagem de 8 a 6 na primeira parada técnica.

Cuba seguia bem na partida e quando Dante ficou no bloqueio triplo conseguiu colocar três pontos na frente do Brasil: 20 a 17. Em seguida, Murilo que vinha sendo o grande nome da Seleção na partida teria sentido cãimbras e teve de ser substituído por Giba. A equipe de Bernardinho não conseguiu se reerguer e Cuba fechou o quarto set em 25 a 21.

O tie-break começou com os cubanos melhores e dominando as ações. A Seleção Brasileira até tentou esboçar uma reação, mas não conseguiu parar Hernandez, sendo derrotada por 15 a 12.

Comentários