Em balanço, Blatter elogia africanos e vê "nivelamento por cima"

Dirigente máximo do futebol mundial ainda deu alerta a respeito da Copa do Mundo de 2014, no Brasil: apesar de descartar plano B, pediu mais pressa .... Foto: AP

Blatter exalta Mazembe por campanha no Mundial

O presidente da Fifa, Joseph Blatter, fez um balanço do ano de 2010 em entrevista ao site oficial da entidade e deu bastante destaque ao continente africano, enaltecendo o sucesso da Copa do Mundo da África do Sul e a boa campanha do Mazembe, do Congo, no recém-terminado Mundial de Clubes.

Sobre o torneio de seleções, o suíço admitiu que esperava que os países do continente fossem mais longe (melhor africano, Gana caiu nas quartas de final), mas exaltou o legado que a Copa deixará para a sede.

"Hoje, a África do Sul aumentou sensivelmente o seu PIB per capita, o rand (moeda local) se fortaleceu, apesar da crise, o país faz parte do G20 e do IBAS (Fórum de Diálogo Índia-Brasil-África do Sul) e ganhou assento não-permanente no Conselho da ONU", afirmou Blatter.

Para o presidente da Fifa, seria mais lógico uma seleção menos cotada surpreender na Copa do Mundo do que o Mazembe despachar dois times considerados favoritos (Pachuca, do México, e Internacional-RS) e só parar na final do Mundial, contra a Inter de Milão (derrota por 3 a 0).

"Sempre digo que não há mais seleções pequenas, porque houve um nivelamento por cima, e que, entre os clubes, ao contrário, as distâncias se acentuam. Por isso, a surpresa criada pelos jogadores do Mazembe é ainda mais impressionante. Eles eliminaram o campeão da Concacaf e depois o campeão da América do Sul. E foram vitórias indiscutíveis", disse.

Blatter ainda falou sobre a polêmica eleição das sedes das Copas do Mundo de 2018 e 2022. E defendeu as escolhas da entidade máxima do futebol - Rússia e Catar, respectivamente, sediarão os eventos. "A Copa descobrirá novas culturas em regiões novas, e eu só posso ficar satisfeito com isso", concluiu.

Comentários