Inter de Milão deve anunciar Leonardo como técnico na sexta

Leonardo , que comandou o Milan na temporada passada, é apontado pela imprensa italiana como favorito para substituir Benítez na Inter. Foto: Getty Images

Inexperiência e personalidade forte de Leonardo agradam à diretoria da Inter de Milão

A Inter de Milão deve anunciar nesta sexta-feira a contratação do brasileiro Leonardo para substituir o espanhol Rafael Benítez. O técnico agrada ao clube por ser um técnico com pouca experiência, mas com grande personalidade, forjada no Milan como jogador, dirigente e treinador na temporada 2009-10.

O presidente da Inter de Milão, Massimo Moratti, optou por Leonardo em vez de Walter Zenga, goleiro do Inter por treze anos, e de Luciano Spaletti, que levou o Zénit de São Petersburgo à conquista da Liga Russa.

Os doze anos em que Leonardo passou no Milan, quatro como jogador, sete como dirigente e um como treinador, não seriam um obstáculo para sua contratação, já que Moratti gosta da personalidade do ex-jogador e agora técnico brasileiro, de 43 anos.

A Inter deve recorrer a Leonardo para que sua equipe volte a ser o que era sob a direção do português José Mourinho, apesar da pouca experiência do brasileiro como treinador.

Leonardo resistiu firmemente a Silvio Berlusconi, primeiro-ministro da Itália e proprietário do Milan, que criticou publicamente a última campanha do clube e não renovou seu contrato, apesar da equipe terminar o Campeonato Italiano na terceira posição.

"Tudo o que não se parece com ele, ele não gosta", declarou Leonardo em resposta ao primeiro-ministro italiano em setembro.

A primeira missão do brasileiro no Inter será a de levantar a equipe na Liga Italiana, na qual o time - atual campeão da Série A - ocupa a sétima posição, a 13 pontos do líder, o Milan, embora tenha duas partidas a menos.

A outra grande prioridade da Inter é a Liga dos Campeões, na qual enfrentará o Bayern de Munique nos dias 23 de fevereiro e 15 de março, pelas oitavas de final, em uma reedição da final na última temporada.

Como técnico, o brasileiro, um poliglota que fala português, japonês, francês, inglês e italiano, defende um jogo ofensivo que pode cair como uma luva em um time cujos jogadores atravessam uma crise profunda, mas que precisam retomar seu rumo, pois perderam sete partidas até agora.

Leonardo chegaria a um grupo de jogadores que não suportava Benítez e que deve receber bem um novo técnico, sobretudo alguém como o brasileiro, amigo há muito tempo do capitão da Inter, o argentino Javier Zanneti.

Ambos estão envolvidos na instituição de caridade do argentino Pupi.

Comentários