Real Madrid tenta manter escrita contra "freguês" Barcelona

Messi tenta escapar da forte marcação do Real Madrid. Foto: Getty Images

Real Madrid e Barcelona voltam a se enfrentar nesta quarta-feira

Em vantagem nos dois primeiros clássicos da série de quatro em 18 dias (ganhou a Copa do Rei e buscou o empate pelo Campeonato Espanhol com um jogador a menos), o Real Madrid entra em campo nesta quarta-feira contra o Barcelona para manter a escrita: sempre que enfrentou o rival pela fase semifinal da Liga dos Campeões venceu e depois conquistou o título.

Este será o quarto confronto ida e volta entre as equipes nesta fase da principal competição europeia, e o time madrileno leva grande vantagem: venceu três partidas, perdeu uma e empatou duas vezes, tendo avançado de fase duas das três oportunidades. O artilheiro dos confrontos é o húngaro Puskas, com três gols marcados.

Uma curiosidade que marca triunfos do Real sobre o arquirrival na Liga dos Campeões é a configuração da semifinal. Além da equipe de Madri e do Barcelona, sempre estão do outro lado da chave um time britânico (Rangers em 1960 e Manchester United em 2002) e outro alemão (Eintracht Frankfurt em 1960 e Bayer Leverkusen em 2002). Sempre com vantagem para os germânicos.

Nas duas vezes em que passou pelo Barcelona, o Real Madrid conquistou a competição, com duas finais do Hampden Park, em Glasgow. A final deste ano acontecerá no Estádio de Wembley, também na Grã-Bretanha.

O primeiro clássico pela Liga dos Campeões aconteceu pela semifinal da temporada 1959/1960. O Real Madrid, então vencedor das quatro primeiras edições da competição, teria pela frente o rival Barcelona pela primeira vez desde a contratação de Di Stéfano.

As duas equipes, que estavam disputando o título espanhol ponto a ponto, entraram no campo do Santiago Bernabéu no dia 21 de abril de 1960 para a primeira disputa da semifinal. Com dois gols de Di Stéfano e um de Puskas, o Real ganhou por 3 a 1. Martinez descontou para o Barcelona.

No jogo de volta, que aconteceu no dia 27 de abril do mesmo ano, o Real Madrid não se importou com a torcida rival no Camp Nou e abriu três gols de vantagem, com Puskas (duas vezes) e Gento. No final, Kocsis descontou, mas não evitou a derrota por 3 a 1 e a eliminação do Barcelona. Porém, no campeonato nacional o time catalão levou a melhor e conquistou o título sobre os madrilenos no saldo de gols, após as equipe terem empatado com 46 pontos.

O Real Madrid se classificou para a decisão para encarar o Eintracht Frankfurt, que eliminou o Rangers na semifinal. O clube conquistou o pentacampeonato consecutivo ao golear o time alemão por 7 a 3 no dia 18 de maio, no Hampden Park, na cidade de Glasgow, com quatro tentos de Puskas e três de Di Stéfano.

A vingança do Barcelona aconteceu menos de sete meses depois. Atual campeão, o Real Madrid teve o direito de entrar nas oitavas de final da Liga dos Campeões. De cara, a equipe teve que enfrentar logo o Barcelona. O primeiro jogo foi disputado no Santiago Bernabéu, no dia 9 de novembro de 1960. Os donos da casa estiveram por duas vezes no comando do marcador, com gols de Mateos e Gento, mas os catalães buscaram a reação com dois tentos de Luis Suárez, e o confronto terminou empatado em 2 a 2.

Quatorze dias depois, no Camp Nou, o Barcelona se vingou dos insucessos recentes contra o rival e conquistou a única vitória sobre o Real em jogos da Liga dos Campeões. Com gols de Verges e do brasileiro Evaristo de Macedo, que aconteceu aos 36min do segundo tempo, o clube azul-grená derrotou o time de Madri por 2 a 1. Canario descontou para os visitantes.

Pela primeira vez na história da Liga dos Campeões, até então, o Real Madrid não foi o campeão. Porém, no Campeonato Espanhol, a equipe quebrou o tabu de dois títulos consecutivos do rival e ganhou a competição com 20 pontos de vantagem para os catalães. Na Europa, o Barcelona passou por Hradec Kralove, da Checoslováquia, e Hamburgo até chegar a decisão com o Benfica. Em Berna, o clube português foi superior e levantou a taça após ganhar por 3 a 2.

As equipes demoraram 31 temporadas para voltarem a se cruzar pela Liga dos Campeões, mais uma vez pela fase semifinal e do outro lado da chave com uma equipe alemã (Bayer Leverkusen) e outra britânica (Manchester United). O primeiro jogo da série aconteceu no dia 23 de abril de 2002 no Camp Nou.

Em contra-ataque, Zidane recebeu passe de Raúl e abriu o marcador com um golaço por cobertura no argentino Bonano, aos 10min dos segundo tempo. Já nos acréscimos, Makelele tocou para o livre McMananam na entrada da área tocar na saída do arqueiro rival e colocar números finais ao jogo: 2 a 0.

A partida de volta aconteceu uma semana depois no Santiago Bernabéu. Com um golaço do atacante Raúl, no final do primeiro tempo, o Real Madrid ficou mais próximo da vaga na final. No começo da etapa final, o Barcelona ainda descontou com um gol contra do zagueiro Helguera, mas o jogo terminou empatado em 1 a 1 e o time da capital espanhola avançou à decisão.

Na final, que aconteceu no Hampden Park, assim como na temporada 1959/1960, o Real Madrid conquistou o título com um triunfo sobre os alemães do Bayer Leverkusen por 2 a 1, através de Raúl e de um golaço antológico de Zidane. No Campeonato Espanhol, não deu nem o time branco nem o Barcelona. O Valencia venceu a competição, com o La Coruña na segunda posição.

Em 2011, Barcelona e Real Madrid voltam a se enfrentar pela semifinal, com Manchester United (Grã-Bretanha) e Schalke (Alemanha) decidindo a outra vaga na decisão que acontecerá em terras britânicas.

Comentários