Atrás de desafios, Guardiola acena deixar Barcelona em um ano

Jogadores do Barcelona festejam com Josep Guardiola e jogam o técnico para o alto após conquista da Liga dos Campeões. Foto: Getty Images

Técnico Josep Guardiola acena com uma possível saída do Barcelona no final da temporada 2011/12

Josep Guardiola preparou uma máquina de títulos. Em três anos no comando do Barcelona são três conquistas do Campeonato Espanhol, duas da Liga dos Campeões e mais diversos troféus erguidos pelo treinador e seus comandados. Porém, apesar de tudo isso, o técnico já acena com uma possível saída da equipe catalã daqui a um ano, no final da temporada 2011/12.

O motivo de Guardiola querer largar Messi, Xavi, Iniesta e companhia é tentar um novo desafio. "Sei que dificilmente conseguirei colocar meu plano de jogo aqui do Barcelona em outro lugar. se você joga esse tipo de futebol, tem que ter esses jogadores. Quando for para outro, vou olhar e pensar falta esse, aquele jogado. Meu futuro vai ser difícil, mas tenho que superar os desafios". Apesar de acenar com uma saída, Guardiola descartou a chance de dirigir a equipe do Chelsea na próxima temporadas, como vem sendo especulado na imprensa inglesa. "Como eu disse ainda tenho um ano de contrato e espero cumpri-lo".

O treinador do Barcelona comentou uma fala de Alex Ferguson após a partida, afirmando que este é o melhor momento vivido pelo futebol espanhol e que ele gostaria ver um técnico permanecer um longo espaço de tempo no comando de uma equipe espanhola. "Na Espanha, ficar 25 anos à frente de um time é impossível. Você sempre tem que se manter no topo. Se você fica, um ano, um ano e meio sem ganhar nada você é demitido", disse Pep.

"Quando você imagina um técnico 25 anos à frente de um time gigante como o Manchester United (como Ferguson está), com jogadores saindo e jogadores entrando é algo inimaginável. O treinador depende não só dele para se manter, depende dos jogadores e de várias outras coisas".

Guardiola comentou ainda que as três temporadas que teve a frente do Barcelona tiveram o mesmo grau de dificuldade. Cada um por sua razão específica. "A primeira pelo desafio de ser a primeira, a de estreia. A segunda por você ter que repetir algo que é impossível superar. Temos vários problemas para superar, por isso tenho que seguir treinando muito para conseguir o melhor do meu time".

Comentários