Scheidt/Prada lidera classificação de competição na Holanda

 . Foto: Thomas Scheidt/Divulgação

Scheidt e Prada lideram competição na Holanda

Robert Scheidt e Bruno Prada estrearam com um terceiro e um primeiro lugares nesta terça-feira, primeiro dia de disputas da Delta Lloyd Regatta, em Medemblik, na Holanda. Com os resultados, os brasileiros lideram a classificação geral, com quatro pontos perdidos. Os vice-líderes são os ingleses Iain Percy e Andrew Simpson, com 5 pontos perdidos.

A competição em Medemblik faz parte da programação da dupla para 2011, ano pré-olímpico, que vai culminar no Mundial de Perth, em dezembro, na Austrália, quando Scheidt e Prada vão lutar para levar a classe Star do Brasil aos Jogos de Londres, em 2012 - 11 vagas estarão em disputa na Austrália.

A Delta Lloyd Regatta também é uma das etapas da Copa do Mundo de Vela da Federação Internacional de Vela (Isaf). Líderes do ranking mundial da Star (4.589 pontos), Scheidt e Prada também ocupam o topo da classificação da Copa do Mundo, com 53 pontos.

O vento muito forte em Medemblik, acima dos 30 nós (mais de 55 km/h), retardou as regatas da Star. Mesmo assim, quando a disputa teve início, ainda soprava a cerca de 20 nós (37 km/h). Scheidt e Prada, que gostam de velejar com ventos fortes, saíram da água cansados pela longa espera, mas satisfeitos com o desempenho e as condições da velejada.

"Foi um dia de ventos fortes e rondados", afirmou Scheidt. "Tivemos uma primeira regata difícil. Fomos penalizados com uma bandeira amarela logo no primeiro popa da primeira regata, mas conseguimos nos recuperar e terminar em terceiro lugar". Prada disse que a dupla largou melhor na segunda regata. "A partir daí, lideramos de ponta a ponta. Medemblik está sendo um teste muito bom com o inglês (Iain Percy), atual campeão olímpico".

A Delta Lloyd Regatta prevê a disputa de dez provas na fase classificatória, mais a Medal Race, no sábado (28/5). Com três regatas completadas, a competição será considerada válida. Quando cinco ou mais provas da fase classificatória forem completadas, os velejadores terão direito ao descarte do pior resultado. A Medal Race, para os dez primeiros colocados na fase de classificação, tem pontuação dobrada, que não pode ser descartada.

Classificação geral após duas regatas:

1. Robert Scheidt e Bruno Prada, Brasil, 4 pontos perdidos
2. Iain Percy e Andrew Simpson, Inglaterra, 5 pontos perdidos (1+4)
3. Richard Clarke e Tyler Bjorn, Canadá, 7 pontos perdidos (5+2)
4. Robert Stanjeh e Frithjof Kleen, Alemanha, 8 pontos perdidos (2+6)
5. Peter O'Leary e David Burrows, Irlanda, 11 pontos perdidos (6+5)

Comentários