Cielo se cala sobre julgamento e só deve falar de doping após Mundial

O atual campeão mundial dos 50 m e 100 m não falou com a imprensa e apenas publicou em seu site oficial que estava virando essa página em sua vida .... Foto: EFE

Cesar Cielo só deve falar sobre caso de doping após o Mundial de Xangai

Desde o anúncio de sua liberação para disputar o Mundial de Esportes Aquáticos de Xangai, na última quinta-feira, Cesar Cielo não tocou no assunto doping - com exceção de uma breve declaração publicada em seu site oficial. O astro brasileiro conseguiu provar sua inocência em julgamento da Corte Arbitral do Esporte (CAS, na sigla em inglês) e escapou de uma suspensão que poderia até tirá-lo da Olimpíada de Londres, mas se recusa a comentar o caso - a expectativa é que ele só fale sobre o tema mais espinhoso de sua carreira após a competição na China, que termina em 31 de julho.

Concentrando-se em defender seus títulos mundiais nos 50 m e 100 m livre, além de buscar medalha nos 50 m borboleta, Cielo deve falar apenas sobre desempenho e resultados de provas no decorrer do Mundial. Mesmo com outros nadadores, como o rival francês Alain Bernard, criticando a falta de punição ao brasileiro, ele prefere não se manifestar.

Enquanto isso, quem faz as vezes de "porta-voz" é o técnico do nadador, Alberto Silva, que já avisou que um eventual sucesso de Cielo no Mundial não deve ser encarado como uma "resposta" do campeão olímpico a toda a polêmica que o envolveu desde o início do mês - quando um exame positivo do atleta para o diurético furosemida, realizado em maio durante o Troféu Maria Lenk, foi divulgado.

A única declaração do velocista a respeito do assunto foi uma frase curta publicada em seu site oficial: "a verdade prevaleceu e estou virando esta página da minha vida". Concentrado, calado e com os holofotes do torneio voltados para si, Cesar Cielo inicia a busca por mais medalhas de ouro neste domingo (horário local), com a disputa das eliminatórias dos 50 m borboleta e o revezamento 4x100 m com a Seleção Brasileira.

Comentários