Uruguaio faz dois e dá primeira vitória ao Atlético-PR na Série A

Após 11 jogos, o Atlético-PR enfim venceu no Campeonato Brasileiro de 2011. Com dois gols do uruguaio Santiago García, a equipe rubro-negra derrotou o Botafogo por 2 a 1, neste sábado, na Arena da Baixada, em Curitiba.

Até a partida deste sábado, o time paranaense tinha empatado dois jogos e sido derrotado em oito oportunidades. Apesar do triunfo, a situação na tabela não muda para o Atlético-PR. Com cinco pontos, a equipe segue na lanterna da competição. Já o Botafogo, com 16 pontos, perde a chance de encostar no G-4 e ainda pode perder algumas posições até o final da rodada.

O grande destaque da partida foi o atacante Santiago García. O uruguaio, que foi contratado junto ao Nacional-URU por uma valor de aproximadamente R$ 7, 7milhões, fez os dois gols do duelo e foi decisivo na vitória atleticana. Já no final da partida, o jogador foi substituído se foi muito aplaudido pela torcida.

Na próxima rodada do Campeonato Brasileiro, o Atlético-PR visitará o Ceará na próxima quinta-feira. Um dia antes, o Botafogo receberá o Avaí.

Jogo

A partida começou com as duas equipes se estudando e oferecendo pouco perigo ao adversário. O tempo passava e forte marcação dos dois lados impediam os times de criarem oportunidades claras de gol durante a primeira parte da etapa inicial. Mesmo assim, o Botafogo possuía maior posse de bola e era melhor na partida.

Com o passar do tempo o jogo começou a ficar mais movimentado. Aos 32min, Elkeson chutou cruzado da esquerda e Renan Rocha defendeu. No minuto seguinte, o time da casa respondeu em finalização de Cléber Santana, que Jefferson defendeu.

Criando as oportunidades de gol mais perigosas, o time rubro-negro abriu o placar. Aos 39min, Kléberson cruzou da direita, Santiago García dominou na área e finalizou com estilo para abrir o placar. O atacante uruguaio, que custou aproximadamente R$ 7,7 milhões, marcou seu primeiro gol na competição.

Cinco minutos depois, García teve a chance de ampliar, quando avançou pelo meio e chutou por cima do alvo, a bola ainda chegou a acertar o travessão antes de sair.

Na volta para o segundo tempo, o jogo seguiu agitado e os dois times alternaram chances de marcar. Atrás do gol de empate, o Botafogo se lançou ao ataque e passou a dominar a partida. Enquanto isso, o time paranaense se aproveitava dos espaços oferecidos pela equipe carioca.

Aos 10min, Maicosuel alçou bola na área, Alexandre Oliveira cabeceou e Renan Rocha fez boa defesa. Oito minutos depois, Deivid arriscou de longe e Jefferson defendeu. Aos 20min, Elkeson cruzou na área, Alexandre Oliveira concluiu de cabeça e acertou a trave. Na sobra, Alessandro chutou para fora do alvo.

Conforme o tempo passava, a pressão do Botafogo aumentava, e o Atlético-PR já não conseguia levar tanto perigo ao adversário. No entanto, quem marcou o segundo gol da partida foi justamente a equipe da casa. Aos 28min, Marcinho cruzou, a zaga do time carioca e o goleiro Jefferson não se entenderam, e Santiago García cabeceou para as redes, anotando seu segundo tento na partida.

Até o apito final, o Botafogo seguiu com a pressão e, aos 42min, Alex fez jogada individual, invadiu a área, chutou cruzado e diminuiu para a equipe carioca. Porém, já não havia mais tempo para o empate e, assim, o time rubro-negro conseguiu sua primeira vitória no Brasileiro.

Comentários