Djokovic vira contra Monfils e pega algoz de Federer em semi

O sérvio Novak Djokovic não teve um desempenho arrasador nesta sexta-feira, mas conseguiu reagir após sair em desvantagem contra o francês Gael .... Foto: Reuters

Djokovic perdeu apenas um jogo na temporada

O sérvio Novak Djokovic não teve um desempenho arrasador nesta sexta-feira, mas conseguiu reagir após sair em desvantagem contra o francês Gael Monfils e garantir a vaga na semifinal do Masters 1000 de Cincinnati. Diante do rival número 8 do mundo, o atual líder do ranking conseguiu acumular mais um triunfo na temporada, com as parciais de 3/6, 6/4 e 6/3, para seguir adiante nos Estados Unidos e encarar o checo Tomas Berdych.

Djokovic, que não havia perdido sets até então em Cincinnati após vencer o americano Ryan Harrison e o checo Radek Stepanek, precisou de mais de duas horas e 30 minutos para sacramentar a eliminação de seu maior rival até agora no torneio americano. O resultado, aliás, ainda aumentou a soberania do número 1 do mundo sobre o francês.

Adversários desde as épocas de torneios juvenis, quando Monfils chegou a ser líder do ranking mundial da Federação Internacional de Tênis (ITF), Djokovic e Monfils travaram nesta sexta o oitavo duelo no circuito profissional. O sérvio, que já havia eliminado o francês nas quartas de final de Montreal na semana passada, acumulou o oitavo triunfo.

Em busca de seu sexto título de Masters 1000 no ano, após vencer Indian Wells, Miami, Madri, Roma e Canadá, o sérvio pegará agora Berdych, nono melhor tenista do mundo, que ainda nesta sexta eliminou com relativa tranquilidade o único tenista a vencer Djokovic em 2011: o suíço Roger Federer, terceiro do ranking, que caiu para o checo por 6/2 e 7/6 (7-3).

O duelo entre Djokovic e Berdych será também o oitavo entre eles, e o tenista sensação da temporada 2011 também leva vantagem no confronto direto. Dos sete jogos já realizados, o astro da Sérvia venceu seis, tendo sofrido o único revés na semifinal de Wimbledon, no ano passado.

O jogo

Monfils não se intimidou com a fase de Djokovic e, logo no primeiro game, quebrou o saque do sérvio. O começo arrasador aumentou a confiança do francês e custou o primeiro set ao atual líder do ranking mundial.

A partir do game inicial, os atletas confirmaram os saques até o 5/3, quando Monfils voltou a devolver bem. Com mais uma quebra, o sexto cabeça de chave do torneio abriu o placar e se tornou o primeiro a "roubar" do principal favorito de Cincinnati.

Escaldado, Djokovic voltou ao segundo set mais atento e, no quinto game, quebrou o saque do oponente; Mas, logo em seguida, tomou o revide e deixou o jogo aberto: 3/3. Após desperdiçar a primeira chance, o sérvio não cometeu o mesmo erro para recuperar a frente do marcador com 5/4, aproveitando um momento de fraqueza do adversário, e igualou o marcador.

O triunfo deu confiança a Djokovic, que passou a arriscar mais. No tie-break, o atleta continuou sofrendo com os ataques do rival, mas conseguiu se sobressair - principalmente após ter descoberto os pontos fracos de Monfils. Sendo assim, fez 6/3 e somou mais um capítulo feliz à sua temporada irretocável.

Comentários