Liedson supera Felipe, Corinthians vira contra Fla e lidera isolado

O Corinthians conseguiu uma vitória fundamental na briga pelo título do Campeonato Brasileiro. Na noite desta quinta-feira, o clube do Parque São Jorge venceu o Flamengo pelo placar de 2 a 1, de virada, no Estádio do Pacaembu, e reassumiu a liderança isolada na competição nacional. E o grande responsável pelo resultado positivo acabou sendo o centroavante Liedson, que triunfou em um duelo particular com o goleiro Felipe para assinalar os dois tentos que resultaram no reencontro do time alvinegro com os três pontos.

Recuperado depois de uma péssima sequência de três derrotas em quatro jogos, o Corinthians chegou aos 43 pontos, dois a mais do que arquirrival e vice-líder São Paulo, que alcançou tal posto por vencer o Atlético-MG na última quarta-feira por 2 a 1. Em contrapartida, o Flamengo se complicou na disputa pelo título nacional. O time rubro-negro segue estacionado com 36.

Postulantes diretos ao título do Campeonato Brasileiro, Corinthians e Flamengo voltam à atividade no próximo final de semana. O clube do Parque São Jorge enfrentará, no próximo domingo, às 16h (de Brasília), o Fluminense, no Rio de Janeiro. Por outro lado, o time rubro-negro encara, na mesma data, mas às 18h, o Atlético-PR, também na capital fluminense. Ambos os duelos serão válidos pela 23ª rodada da competição nacional.

O jogo

Com ambas as equipes pressionadas, o Corinthians, apoiado por um Pacaembu lotado, iniciou a partida melhor do que o Flamengo. Diante do clube rubro-negro, Tite tirou Danilo, que caiu de rendimento nas últimas rodadas, e optou por um mais veloz Alex. Mais rápido, o time do Parque São Jorge ameaçou a meta de Felipe. Depois de cruzamento pela esquerda, Emerson, do outro lado da área, arrematou de primeira e por pouco não abriu o marcador no Pacaembu.

Em busca da conhecida pressão que exerce sobre os adversários quando atua em casa, o Corinthians insistiu nos arremates de fora da área e nas bolas aéreas. Por intermédio da primeira jogada, o time alvinegro novamente assustou o torcedor flamenguista. Paulinho chutou de longe e obrigou Felipe a espalmar para longe, protagonizando a primeira defesa plástica do camisa 1 carioca no confronto.

A pressão inicial corintiana transformou o Estádio do Pacaembu em um "caldeirão". Com o controle do setor de meio-campo, o time alvinegro manteve a pressão e acuou o Flamengo no campo de defesa. A equipe de Vanderlei Luxemburgo, acostumada a controlar a posse de bola e atacar, se limitou a apenas segurar o veloz ataque rival, formado por Emerson, Liedson e Jorge Henrique.

No entanto, como não abriu o marcador, o Corinthians sofreu no setor defensivo. Na primeira oportunidade, o Flamengo abriu o marcador. Aos 28min, Ronaldinho cobrou escanteio fechado na direção da primeira trave. Bem posicionado, Renato Abreu conseguiu apenas desviar e deixar a bola limpa para Deivid, sem marcação, completar na segunda trave para as redes e frustrar a festa pela pressão paulista.

Em desvantagem depois de dominar o início do duelo, o Corinthians sentiu a abertura do placar por parte do Flamengo. Abatida, a equipe de Parque São Jorge seguiu pressionando, mas sem eficiência. Assim, os visitantes terminaram a primeira etapa comemorando a vantagem parcial no marcador diante do líder.

A pausa do intervalo fez bem para o Corinthians recuperar a empolgação do começo da partida. O clube comandado por Tite manteve o ritmo avassalador da etapa inicial, e quase empatou aos 9min, quando Ramon soltou a bomba da intermediária e obrigou Felipe a fazer uma ótima defesa para evitar o tento da ex-equipe.

O ritmo intenso apresentado pelo Corinthians acuou o Flamengo novamente. Muito recuado, o time carioca apenas segurava a pressão adversária no campo defensivo. Aos 14min, Chicão cobrou falta com categoria e foi parado apenas pelo travessão. Mal colocado, Felipe apenas observou a bola tocar na barra e se afastar da meta flamenguista.

Depois de tamanha pressão, o Corinthians, enfim, conseguiu superar o goleiro rival. Aos 17min, Alessandro cobrou lateral para a área e viu Willians desviar para o meio da área. Posicionado justamente onde a bola caiu, Liedson arrematou firme, de pé direito, para igualar o marcador, e aumentar ainda mais a intensidade do time alvinegro.

Embalado pelo empate, o Corinthians quase virou o marcador aos 21min. Alessandro, desta vez com os pés, cruzou na medida para Emerson, que subiu mais alto que a defesa rival e conseguiu tocar para o gol. Para azar do atacante do clube paulista, Felipe se esticou todo e conseguiu espalmar o perigo.

O Flamengo, por outro lado, recuou. O time rubro-negro abdicou do ataque e procurou apenas segurar o marcador. Assim, o Corinthians cresceu e pressionou o rival. Em jogada bem trabalhada, Willian, que entrou na segunda etapa, recebeu ótima bola e chutou firme na direção do gol. Mais uma vez, Felipe fez uma defesa plástica e evitou a virada para o clube do Parque São Jorge.

De tanto pressionar, o Corinthians acabou presenteado no final do jogo. Em um final emocionante, o time comandado por Tite conseguiu impor o domínio. Aos 43min, Willian recebeu passe pela direita e cruzou na medida para Paulinho desviar de cabeça na direção de Liedson. Oportunista, o camisa 9 chutou firme e decretou a vitória para o clube paulista no confronto desta quinta-feira.

Comentários