Ex-catador de lixo celebra ouro no Pan: "sonho realizado"

Histórias de superação não são algo incomum no esporte brasileiro. O maratonista Solonei Silva, medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos de 2011, em Guadalajara, é dono de mais uma história vitoriosa no País. Ex-coletor de lixo em Penápolis, sua cidade natal e que fica no interior de São Paulo, Silva afirmou que foi um sonho participar da competição em território mexicano.

"O momento da largada foi um sonho realizado. Queria ir para os jogos Pan-Americanos para representar meu clube e os que estavam torcendo por mim", disse o medalhista em entrevista exclusiva ao Terra nesta segunda-feira. "Sair da coleta do lixo para ser campeão Pan-Americano é algo para poucos. Conquistei minha medalha logo em minha estréia em Jogos Pan-Americanos. Foi muito emocionante", completou.

Líder da maratona Pan-Americana desde o km 21, Silva explicou que tinha certeza que venceria a prova, pois abriu grande vantagem sobre seu principal rival, o colombiano Diego Colorado, que ficou com a medalha de prata, seguido por seu compatriota, Juan Cardona.

"Quando iniciei a última volta (eram quatro voltas), meu técnico me avisou que tinha 1 minuto de vantagem em relação ao colombiano, então percebi que possuía totais condições de ganhar a medalha de ouro. No km 38, peguei a bandeira do Brasil de um torcedor e já tinha certeza de que ganharia", afirmou.

Além disso, o atleta, que conquistou a 48ª e última medalha de ouro do Brasil, afirmou que foi difícil segurar a emoção quando ouviu o hino nacional no pódio. Filho único, Silva entrou em contato com sua mãe logo após triunfar nos Jogos Pan-Americanos.

"Tive que segurar a emoção no momento do pódio. Chorei muito após a linha de chegada. Tive o prazer do Terra colocar minha mãe em contato telefônico comigo. Dentro do estádio estava uma vibração diferente, até por ser o encerramento. Foi sensacional ouvir o hino brasileiro na última competição do Pan-Americano. Sabia que se começasse a chorar, não conseguiria me conter", finalizou Solonei Silva.

Comentários