IAAF divulga finalistas melhores do ano; Murer é ausência

Brasileira não integra primeira lista feminina; Usain Bolt foi lembrado entre os homens. Foto: Jefferson Bernardes/Vipcomm/Divulgação

Brasileira não integra primeira lista feminina; Usain Bolt foi lembrado entre os homens

A Federação Internacional de Associação de Atletismo divulgou a lista de finalistas para o prêmio de melhores do ano nesta sexta-feira. Dentre eles, o destaque é o jamaicano Usain Bolt, que mesmo após a decepção no Mundial de Daegu, é um dos favoritos a ficar com o prêmio na categoria masculina.

Concorrem com Bolt o compatriota Yohan Blake e o queniano David Rudisha, medalha de ouro nos 800 m em Daegu, na Coreia do Sul. Bolt decepcionou no último Mundial depois de queimar a largada na melhor prova, os 100 m rasos. Yohan Blake foi quem se favoreceu do deslize e ficou com o ouro na ocasião.

Apesar do erro, Bolt se redimiu na Coreia. Ele conquistou o ouro nos 200 m rasos e ainda colaborou com a vitória e o recorde mundial no revezamento 4x100 m. Por essas e outras conquistas, o nome do jamaicano é um dos mais citados.

Na lista feminina está a neozeolandesa Valerie Adams, campeã olímpica e mundial do arremesso de peso, a queniana Vivian Cheruiyot, vencedora do Mundial nos 5.000 m e 10.000 m, e a australiana Sally Pearson, campeã mundial nos 100 m com barreiras.

Mesmo com o primeiro ouro brasileiro na história dos Mundiais, Fabiana Murer já ficou de fora da primeira lista divulgada pela IAAF. A ausência da brasileira foi a grande surpresa do prêmio.

Os vencedores serão anunciados dia 12 de novembro, em Mônaco, durante a festa de gala do atletismo.

Comentários