Guardiola compara Santos com São Paulo de 92: "é um rival muito forte"

Guardiola elogiou muito a equipe santista neste sábado. Foto: AP

Guardiola elogiou muito a equipe santista neste sábado

O Barcelona adotou um discurso de muito respeito ao tratar sobre o Santos, adversário neste domingo, em confronto que será disputado em Yokohama e que valerá o título do Mundial de Clubes da Fifa. Em entrevista concedida neste sábado, o técnico Josep Guardiola elogiou o rival brasileiro deste final de semana e comparou o time de Muricy Ramalho com uma das maiores formações da história do futebol nacional: o São Paulo dirigido por Telê Santana e duas vezes campeão do mundo no início da década de 1990.

"É uma equipe brasileira que a técnica individual é muito boa. Tem um físico muito forte, mas jogadores rápidos potentes. Ganharam a Liberadores, cinco ou seis brasileiros, é uma equipe muito forte, muito boa, recorda o time do São Paulo de 1992. Se levarmos a partida como nos convém, será uma grande final. O Santos é um rival muito forte para ganhar, vamos tentar aproveitar a oportunidade única que teremos", analisou o treinador do Barcelona.

O São Paulo citado por Guardiola protagonizou o futebol mundial ao vencer o Barcelona no dia 13 de dezembro de 1992. Apontado como um ¿azarão¿ diante do campeão europeu, o time paulista venceu o clube espanhol de virada por 2 a 1, com dois gols de Raí, e parou a estrelada equipe que contava com jogadores como o búlgaro Hristo Stoichkov, o dinamarquês Michael Laudrup, o holandês Ronald Koeman e o próprio espanhol, atualmente treinador da formação mais falada do planeta.

A derrota para o São Paulo não permite a Guardiola abraçar o perfil do favoritismo para a decisão deste domingo. "Ser favorito não te dá vantagem nenhuma, eles (jogadores do Barcelona) sabem que podem perder. Em 1992 também disseram isso de favorito. O Santos tem uma qualidade muito boa. É um sonho jogar aqui, em uma final contra o Santos", disse o treinador.

A comparação com o São Paulo de 1992 não foi o único elogio de Guardiola ao Santos. O treinador espanhol mostrou grande conhecimento sobre os jogadores da equipe de Muricy Ramalho, e não se limitou ao lugar-comum de falar bem de Neymar, que já chegou ao Japão como uma das principais estrelas do futebol mundial.

"Queremos que o Neymar participe o menos possível, dominando a maior parte do jogo. Teremos que estar perto dele, mas também do Ganso, do Borges. Outro é o Danilo, que é um lateral de muita profundidade, o Arouca, que é um jogador de grande infiltração", elogiou Guardiola, antes de tratar individualmente do camisa 10 santista.

"Ganso é um jogador fantástico. A lesão lhe fez parar um pouco, ele tem habilidade e se encontra muito com Neymar", descreveu o atento comandante do Barcelona.

Comentários