Pirelli lança pneus e promete mais emoção em 2012

Fornecedora promete uma linha mais ofensiva do que na última temporada. Foto: AFP

Fornecedora promete uma linha mais ofensiva do que na última temporada

A Pirelli apresentou os pneus que serão utilizados no Mundial de Fórmula 1 de 2012, nesta quarta-feira em Abu Dhabi, e prometeu que a próxima temporada da categoria deve ter mais emoção e ultrapassagens. O campeonato de 2011 da F1 teve mais de 1.120 trocas de posição, recorde histórico.

A empresa italiana tem uma meta mais agressiva do que na temporada passada e espera diminuir a diferença de rendimento entre os pneus para pista seca: duros, médios, macios e supermacios. Os compostos para pista molhada e intermediária também foram apresentados.

"Temos um novo perfil para os pneus, para reduzir a diferença de desempenho entre eles e assim tornar a corrida mais disputada", afirmou o diretor de competições da Pirelli, Paul Hembrey. "De forma geral, eles estão todos mais macios. São os melhores pneus que já produzimos e o foco é no desempenho. Mesmo assim, a taxa de degradação melhorou", completou.

De acordo com a Pirelli, os Grandes Prêmios de Fórmula 1 de 2012 devem ter duas ou três paradas, por conta diminuição de desgaste, o que também deve favorecer a existência de estratégias diferentes durante a prova. "Vamos ter mais chances de ultrapassagem e um show melhor, já que os pneus ficaram mais macios", disse Hembrey.

Os produtos da Pirelli para F1 em 2012 apresentam uma inovação estética. Os compostos duros, médios, macios e supermacios seguem com faixas prateadas, brancas, amarelas e vermelhas, respectivamente na lateral. A novidade é a presença de marcações verdes nos pneus intermediários e azuis nos pneus para pista molhada.

Comentários