A 100 dias da Euro, seleções jogam para fechar listas e problemas

Llorente dá autógrafos em Málaga e tenta convencer no ataque da seleção espanhola . Foto: EFE

Llorente dá autógrafos em Málaga e tenta convencer no ataque da seleção espanhola

Daqui exatos 100 dias, a bola rola para a Eurocopa 2012 em Varsóvia, onde a anfitriã Polônia irá abrir o torneio contra a Grécia em 8 de junho. Bem antes disso, nesta quarta-feira, importantes decisões já poderão ser tomadas pelos 16 treinadores, pois todas as seleções que participam da Euro vão a campo. A data Fifa desta quarta é a última antes das convocações na segunda semana de maio para o torneio a ser realizado na Polônia e na Ucrânia.

Seleção em melhor forma na atualidade, a Alemanha recebe a França em Bremen no duelo de maior expectativa para esta quarta. Joachim Löw comanda a equipe que, nos últimos 12 jogos, venceu nove, empatou dois e só perdeu para a Austrália. Por sinal, o único revés desde a Copa do Mundo de 2012. No período, vitórias contra Brasil, Uruguai, Turquia (em Istambul) e ainda um 3 a 0 sobre a Holanda em novembro último.

Os alemães jogam sem seis nomes importantes: Mertesacker (Arsenal), Lahm (Bayern), Schweinsteiger (Bayern), Sven Bender (Borussia Dortmund), Götze (Borussia Dortmund) e Podolski (Colônia). Joachim Löw ainda tem dúvidas importantes em relação ao miolo de zaga, os laterais reservas e as várias opções do meio para frente. Sensação do Borussia Mönchengladbach, o ponteiro Marco Reus deve atuar desde o início diante dos franceses e ser testado.

Especulado na Inter de Milão para o pós-Euro, o ex-capitão francês Laurent Blanc comanda uma seleção com resultados discretos em sua semi-renovação desde o vexame na África do Sul. As maiores novidades da França que atravessa a fronteira para pegar a Alemanha são o goleiro Hugo Lloris, nomeado capitão, e o atacante Olivier Giroud. Na ausência de Karim Benzema, o artilheiro do Campeonato Francês pelo surpreendente líder Montpellier será observado. Adil Rami, do Valencia, também atua com Mexés, do Milan, na zaga.

Espanha x Venezuela

Atual campeã mundial e também da Euro, a Espanha, acredite, também tem problemas para enfrentar a ascendente Venezuela em Málaga. Os espanhóis vêm de derrota para Inglaterra e empate com Costa Rica. E não é só: Vicente Del Bosque quebra a cabeça atrás de soluções para seu ataque sem David Villa, que fraturou a perna em dezembro, e Fernando Torres, em péssima fase.

O treinador se divide entre Fernando Llorente (do Athletic de Bilbao) e Soldado (do Valencia), mas deve acionar Llorente, reserva na Copa do Mundo. Os espanhóis ainda devem prescindir de Xavi, distante das condições físicas ideais. A Espanha deve atuar com Casillas; Iraola, Sergio Ramos, Piqué e Jordi Alba; Xabi Alonso, Busquets e Fabregas; Iniesta, David Silva e Llorente.

Inglaterra x Holanda

A Inglaterra está distante do rol de favoritas, mas gera expectativa para o comportamento da equipe sob o comando do interino Stuart Pearce. O adversário em Wembley é simplesmente a Holanda, que venceu nove jogos seguidos pelas Eliminatórias da Eurocopa. Pearce, técnico do time Sub-21, quer ficar. O favorito para o cargo é Harry Redknapp, do Tottenham.

A braçadeira de capitão que derrubou Fabio Capello por polêmica com John Terry ainda não tem dono anunciado, mas deve ficar com Steven Gerrard. Na esteira de Pearce, vários jovens devem ser observados desde o início. São os casos de Smalling e Jones, do Manchester United, e Micah Richards, do City. Sem Rooney e Darren Bent, este fora da Euro, Walcott (Arsenal), Sturridge (Chelsea) e Welbeck (Manchester) podem jogar.

A Holanda ganhou problemas de última hora. Mark Van Bommel e Robin Van Persie, o grande líder e o melhor jogador da temporada, têm dores e podem não atuar. Wesley Sneijder e Arjen Robben, ainda assim, estão confirmados.

Confira em negrito as seleções da Eurocopa 2012 que atuam nesta quarta:

Israel x Ucrânia
Dinamarca x Rússia
Croácia x Suécia
Grécia x Bélgica
Alemanha x França
Itália x Estados Unidos
Polônia x Portugal
Irlanda x República Checa
Inglaterra x Holanda
Espanha x Venezuela

Comentários