Seleção vê declínio de medalhões e ascensão de "coadjuvantes"

Declínio de medalhões do elenco da Seleção Brasileira abre espaço para coadjuvantes brilharem. Foto: Mowa Press/Divulgação

Declínio de medalhões do elenco da Seleção Brasileira abre espaço para "coadjuvantes" brilharem

Em meio a uma reformulação visando a Copa do Mundo de 2014, o técnico Mano Menezes selecionou alguns jogadores experientes para liderarem o período de transição. Porém, até o momento, Júlio César, Lúcio e Ronaldinho pouco acrescentaram ao futebol da Seleção Brasileira no período pós-Copa do Mundo de 2010.

O experiente zagueiro não é chamado desde o jogo contra Gana, em setembro do ano passado, e dificilmente voltará ao grupo. Na Copa América, já com 33 anos, Lúcio chamou mais atenção por ter dado uma bronca pública em seus companheiros do que pelo futebol apresentado.

Júlio César, 32 anos, é titular absoluto e segue nos planos de Mano para a Copa do Mundo de 2014. Porém, o goleiro não está em boa fase, como foi admitido pelo próprio treinador na entrevista após a vitória por 2 a 1 sobre a Bósnia, na última terça-feira. Júlio César falhou ao não segurar um chute fraco de Ibisevic.

Já Ronaldinho foi convocado apenas duas vezes no primeiro ano de Mano junto à Seleção. Porém, o treinador recorreu ao meia de 31 anos para tentar salvar o Brasil da crise depois da eliminação nas quartas de final da Copa América e da derrota para a Alemanha. O problema é que, desde a volta contra Gana, o camisa 10 teve como melhor momento um gol de falta contra o México. E só.

O curioso é que Mano tem encontrado seus homens de confiança em jogadores sem tanto cartaz. O zagueiro Thiago Silva virou titular absoluto e hoje é a referência defensiva da Seleção. Os laterais Daniel Alves e Marcelo são insubstituíveis. E, no meio-campo, Fernandinho firmou-se como volante e tomou conta da posição.

O contraste pôde ser percebido após o duelo contra Bósnia. Mano foi direto ao comentar as fracas atuações de Júlio César ("é a fase") e Ronaldinho ("não foi o Ronaldinho") e elogiar os novatos Fernandinho ("tem qualidade no passe e sabe chegar ao ataque") e Marcelo ("cresceu muito taticamente e está mais maduro").

Comentários