Ingleses lapidam talentos escolares na casa do Brasil em Londres

A 35ª edição do London Youth Games - Jogos da Juventude de Londres - acontece até o próximo sábado no Crystal Palace  Foto: Edson Lopes Jr./Terra

A partir deste sábado, quando se encerra a 35ª edição do London Youth Games - Jogos da Juventude de Londres -, o Crystal Palace poderá se dedicar exclusivamente aos atletas brasileiros que irão disputar os Jogos Olímpicos de Londres, a partir do próximo dia 29 de julho. O local está reservado para a delegação do Brasil a partir do próximo dia 10. A competição movimenta milhares de crianças em idade escolar, entre 9 e 11 anos, de diversos distritos da capital inglesa, em busca de talentos precoces para futuras competições.

Com o slogan "Construindo um Legado para Londres", a organização dos London Youth Games incentiva o esporte através da promoção de competições de modalidades como basquete, natação, dança, tênis, vôlei de praia, críquete, atletismo, futebol e ginástica, entre outros. Crianças com limitações físicas têm espaço garantido em torneios específicos.

Os coordenadores dos esportes são voluntários, muitas vezes ex-atletas dos Jogos. Adele Modeste, 25 anos, participou da competição por seis ocasiões e hoje coordena uma pequena equipe de voluntários. Ex-atleta do netball, uma espécie de basquete inglês sem tabelas nas cestas, ela diz que são realizadas duas edições por ano dos eventos, no verão e na primavera.

"Os Jogos cobrem todos os esportes: atletismo, rúgbi, hóquei, futebol, netball... No verão, temos golfe, basquete, críquete, ginástica, bocha, entre outros", comenta a voluntária, enquanto observa disputas de atletismo no mesmo estádio onde os atletas do Brasil deverão treinar entre julho e agosto.

Os torneios das modalidades acontecem de forma eliminatória: as escolas definem seus melhores representantes, que jogam entre si nos bairros e que apontam as equipes de cada esporte que defenderão cada região - nem sempre das mesmas escolas entre si. "Todos têm que vencer pequenas eliminatórias: vencem a escola, depois o bairro", conta Adele.

Mas que ninguém se engane com o entusiasmo das crianças nos Jogos, pois as disputas reúnem a nata das categorias em toda a cidade. Prova disso é que o Hall da Fama dos London Youth Games relembra nomes de atletas famosos que participaram do evento - entre eles, esportistas como Rio Ferdinand (jogador do Manchester United e da seleção inglesa de futebol) e Luol Deng (atleta do Chicago Bulls e integrante da seleção britânica de basquete).

Por enquanto, o Crystal Palace recebe apenas os jovens competidores de distritos como Merton, Sutton, Tower Hamlets, Lambeth, Southwark e Croydon - estas últimas, as equipes defendidas respectivamente por Ferdinand e Deng. No entanto, a brincadeira das crianças logo deve dar lugar à coisa mais séria: quem está por ali, sabe que o Brasil está chegando e que o cenário será dividido com alguns candidatos a pódios olímpicos.

Terra

Comentários