Curiosidades de Londres

Delegação Participante: Micronésia

População:
102624

Área:
702 km²

Localização:
Oceania

capital:
Palikir

Cidades principais:
Weno

Línguas:
Inglês

Moeda:
Dólar Americano

Estreia olímpica:
2000

Estados Federados da Micronésia (pronúncia inglesa: /ˌmaɪkroʊˈniːʒə/; originalmente Federated States of Micronesia; também chamada de Micronésia) (abrev.EFM) é uma nação insular, composta de cerca de 607 ilhas que se estendem por 2 900 km pelo arquipélago das Ilhas Carolinas no Oceano Pacífico a leste dasFilipinas e a norte da Papua Nova Guiné. O país é um Estado soberano em livre associação com os Estados Unidos, país que tem total responsabilidade pela a defesa dos EFM. Os Estados Federados da Micronésia faziam parte do Protectorado das Ilhas do Pacífico das Nações Unidas, das Nações Unidas sob administração estadunidense. Em 1979 o país adotou uma constituição, e em 1986 a independência foi alcançada sob um Tratado de Livre Associação com os Estados Unidos.

O país é composto de quatro principais grupos de ilhas: Chuuk, Kosrae, Yap e Pohnpei, onde localiza-se a capital Palikir. Separada dos quatro principais estados, há as ilhas de Nukuoro e Kapingamarangi, que geograficamente e politicamente são parte da Micronésia, porém linguisticamente e culturalmente, seriam da Polinésia: os idiomas falados nestas duas ilhas são da família samoana das línguas polinésias. A maior cidade dos EFM é Kolonia, capital de Pohnpei.

Os Estados Federados da Micronésia são governados por um Congresso unicamaral com 14 membros eleitos pelo voto popular. Quatro senadores - um de cada estado - têm mandatos de 4 anos; os restantes 10 senadores representam os distritos de acordo com a respectiva população e têm mandatos de dois anos. O Presidente e o Vice-Presidente são eleitos pelo Congresso de entre os quatro representantes dos estados, para mandatos de 4 anos. As suas posições no Congresso são depois preenchidas por eleições especiais. Não existem partidos políticos organizados.

Comentários