Em busca do tri, Brasil estreia com empate contra França no futebol de 5

Apesar do esforço de Ricardinho, Seleção Brasileira empatou sem gols com a França . Foto: Fernando Maia / CPB/Divulgação

Apesar do esforço de Ricardinho, Seleção Brasileira empatou sem gols com a França

Atual bicampeã paralímpica, a Seleção Brasileira de futebol de cinco (para atletas com deficiência visual) começou, nesta sexta-feira sua caminhada nos Jogos Paralímpicos de Londres sem vencer. Jogando contra a França, atual campeã europeia, o Brasil não conseguiu fazer nenhum um gol e apenas empatou em 0 a 0, na Riverbank Arena.

Com o resultado, as duas equipes somaram seus primeiros pontos e aguardam a próxima partida do grupo, entre Turquia e China, para que a primeira rodada seja concluída.

No primeiro tempo, jogando contra uma França muito recuada, o Brasil teve dificuldades para criar jogadas e até sofreu um susto, quando David Labarre chutou e o goleiro Fábio fez uma grande defesa à "queima-roupa".

Já na segunda etapa, com a partida mais aberta, o Brasil chegou a levar algum perigo à meta de Grangier principalmente com Ricardinho, mas não conseguiu tirar o zero do placar.

Na próxima rodada, a Seleção Brasileira de futebol de cinco enfrenta a Turquia no próximo domingo, às 5h (de Brasília), enquanto a França encara a China, atual vice-campeã paralímpica, também no domingo, às 7h (de Brasília).

No programa paralímpico desde Atenas 2004, o futebol de cinco é disputado por atletas com deficiência visual (total ou parcialmente cegos), que usam vendas para que haja uma igualdade de condições. A bola com um guizo e o goleiro, único atleta que não é deficiente visual e não usa vendas, são os únicos "guias" dos cinco jogadores de linha dentro de campo.

A partida é dividida em dois tempos de 25 minutos e o campo, que com exceção da linha de fundo é cercado por placas, tem o tamanho semelhante ao de uma quadra de futsal.

Nos Jogos Paralímpicos, oito seleções foram divididas em dois grupos de quatro, sendo que, dentro da chave, todas jogam contra todas em turno único. Assim como no futebol, a vitória vale três pontos e o empate, um. As duas melhores colocadas de cada grupo avançam às semifinais, com o 1º da chave A enfrentando o 2º da B, e vice-versa. No mata-mata, se houver empate, a partida é decidida na disputa por pênaltis.

Terra

Comentários