Cabeçada de Zidane em Materazzi vira estátua em Paris


Estátua que relembra cabeçada de Zidane é exposta em Paris. Foto: Reuters
Estátua que relembra cabeçada de Zidane é exposta em Paris
Quem passear por Paris nesta semana pode se deparar com um ponto turístico incomum na cidade francesa: uma estátua de bronze de cinco metros de altura relembrando a cabeçada do ex-meio-campista Zinedine Zidane no zagueiro italiano Marco Materazzi durante a final da Copa do Mundo de 2006.
A obra, nomeada Coup de tête (A cabeçada, em português), está localizada à frente do museu de arte moderna Centre Pompidou e foi criada por Adel Abdessemed, artista conceitual que exibe uma exposição pessoal no museu. A estátua foi exibida pela primeira vez em março deste ano, em Nova York.
"Esta estátua enfrenta a tradição, que consiste em fazer estátuas em homenagem a algumas vitórias. Esta é uma ode à derrota", explica Philippe Alain Michaud, curador da exposição de Abdessemed.
O francês atingiu o zagueiro com uma cabeça após um desentendimento na prorrogação da Copa do Mundo de 2006, vencida pela Itália, sendo flagrado pelas câmeras de televisão. Zidane foi expulso da partida, sendo esse o último ato dele como jogador profissional.

Terra

Comentários